Education of the field and the production of geographical scales with and on the ground: thinking another project of life for the people of the field
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/54988 |
Resumo: | Tendo em vista que a construção da escala é a materialização dos processos sociais, bem como um progenitor ativo destes processos, a ideia de desenvolvimento para o campo é uma construção teórica e prática da escala global, historicamente reinventada que intenciona a destruição criativa dos territórios. Sua concepção de campo não contempla a identidade e a cultura dos diferentes grupos sociais que vivem neste espaço, promovendo a expropriação destes sujeitos dos seus territórios de vida. Em contrapartida, os povos do campo vêm construindo relações com e na terra e reafirmando uma concepção de campo que fica evidenciada por meio da práxis da Educação do Campo. Produzindo desta forma, escalas alternativas de vida, locais e comunitárias que permitem a reprodução camponesa e sua autonomia, apesar dos processos de subordinação que estão submetidos. O objetivo geral do artigo é evidenciar a potencialidade da Educação do Campo na produção de outras escalas, ou seja, seu papel de resistência ao se apropriar de uma concepção de campo contra hegemônica à ideia de desenvolvimento da escala global. A metodologia segue os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a da Geografia Agrária, com ênfase na Educação do Campo. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira busca-se fazer reflexões sobre o discurso do desenvolvimento para o campo, evidenciando as contradições e as resistências a esse processo produzido pela escala global. Em seguida, discute-se como a Educação do Campo, com sua concepção de campo e educação contra hegemônicos a ideia de desenvolvimento para o campo, possui a potencialidade de produzir escalas alternativas e reafirmar outro projeto de vida para os povos do campo. |
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Education of the field and the production of geographical scales with and on the ground: thinking another project of life for the people of the fieldEDUCAÇÃO DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE ESCALAS GEOGRÁFICAS COM E NA TERRA: PENSANDO OUTRO PROJETO DE VIDA PARA OS POVOS DO CAMPOField Education, Development, Scale.Educação do Campo, Desenvolvimento, Escala.Tendo em vista que a construção da escala é a materialização dos processos sociais, bem como um progenitor ativo destes processos, a ideia de desenvolvimento para o campo é uma construção teórica e prática da escala global, historicamente reinventada que intenciona a destruição criativa dos territórios. Sua concepção de campo não contempla a identidade e a cultura dos diferentes grupos sociais que vivem neste espaço, promovendo a expropriação destes sujeitos dos seus territórios de vida. Em contrapartida, os povos do campo vêm construindo relações com e na terra e reafirmando uma concepção de campo que fica evidenciada por meio da práxis da Educação do Campo. Produzindo desta forma, escalas alternativas de vida, locais e comunitárias que permitem a reprodução camponesa e sua autonomia, apesar dos processos de subordinação que estão submetidos. O objetivo geral do artigo é evidenciar a potencialidade da Educação do Campo na produção de outras escalas, ou seja, seu papel de resistência ao se apropriar de uma concepção de campo contra hegemônica à ideia de desenvolvimento da escala global. A metodologia segue os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a da Geografia Agrária, com ênfase na Educação do Campo. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira busca-se fazer reflexões sobre o discurso do desenvolvimento para o campo, evidenciando as contradições e as resistências a esse processo produzido pela escala global. Em seguida, discute-se como a Educação do Campo, com sua concepção de campo e educação contra hegemônicos a ideia de desenvolvimento para o campo, possui a potencialidade de produzir escalas alternativas e reafirmar outro projeto de vida para os povos do campo. Considering that the scale construction is the materialization of social processes, as well as an active generator of these processes, the idea of development for the field is a theoretical and practical construction of the global scale, historically reinvented that intends the creative destruction of the territories. Its field design does not contemplate the identity and culture of the different social groups that live in this space, promoting the expropriation of these subjects from their living territories. In contrast, the rural people have been building relationships with and on the land and reaffirming a field conception that is evidenced through the praxis of Field Education. It produces, in this way, alternative scales of life, local and community that allow the peasant reproduction and its autonomy, despite the processes of subordination that are submitted. The general objective of this article is to highlight the potential of Field Education in the production of geographic scales with and on the land, that is, its role of resistance when appropriating a counter-hegemonic field conception to the idea of development of the global scale. The methodology follows the theoretical-bibliographic research model of qualitative character, being the area of encompassing that of Agrarian Geography, with emphasis on Field Education. The work is divided into two parts. In the first one, we seek to make reflections about the discourse of development for the field, showing the contradictions and the resistance to this process produced by the global scale. Next, it is discussed how Field Education, with its conception of field and education against hegemonic the idea of development for the field, has the potential to produce alternative scales and reaffirm another project of life for the rural people. From the study undertaken, it was possible to verify that although the idea of development for the field is consolidated with the production of the global scale, and constantly reach the life of the subjects and their territories of life, Field Education has been constructing geographic scales with and on land , from the local and the community, intending structural transformations in society, such as equality of rights, redistribution of land and cultural recognition of peoples.Key-words: Field Education, Development, Scale.UFPRJakimiu, Camila Campos de Lara2018-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/5498810.5380/geografar.v12i2.54988REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 2 (2017); 268-2841981-089X10.5380/geografar.v12i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/54988/34701https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/54988/34795Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRAFARinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T22:48:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/54988Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2018-02-20T22:48:12Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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