REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido dos Santos, Bruno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967
Resumo: O transporte rodoviário de passageiros é elemento importante no estudo do território brasileiro, pois engendra um conjunto de fluxos de pessoas que abrange parte considerável do país. Trata-se de uma atividade econômica dotada de função social central para prover deslocamentos aos cidadãos brasileiros. A capilaridade do ônibus rodoviário propicia um conjunto amplo de interações espaciais em pontos distintos da rede urbana brasileira, congregando centros de portes diversos. Diante de tais premissas, este artigo debaterá as articulações entre os centros urbanos paranaenses de Cambé, Ibiporã e Rolândia, que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com o município de São Paulo. Para tanto, parte da retomada do percurso histórico da formação de Londrina desde seus primórdios, de modo a evidenciar suas articulações com a capital paulista e o processo que consolidou a cidade paranaense como um dos principais centros urbanos de porte médio do Brasil, para posteriormente debater aspectos dos deslocamentos pendulares entre os municípios paranaenses considerados, o que reforça a centralidade londrinense. Por fim, faz a discussão de dados acerca das cidades que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com ênfase no transporte rodoviário interestadual de passageiros, para discutir também aspectos normativos e operacionais desta atividade econômica.
id UFPR-7_8013e4bb559fbd21414f4e983215a041
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71967
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)Transporte rodoviário de passageiros, rede urbana, mobilidade pendular, Entorno Imediato de Londrina, cidades médias.O transporte rodoviário de passageiros é elemento importante no estudo do território brasileiro, pois engendra um conjunto de fluxos de pessoas que abrange parte considerável do país. Trata-se de uma atividade econômica dotada de função social central para prover deslocamentos aos cidadãos brasileiros. A capilaridade do ônibus rodoviário propicia um conjunto amplo de interações espaciais em pontos distintos da rede urbana brasileira, congregando centros de portes diversos. Diante de tais premissas, este artigo debaterá as articulações entre os centros urbanos paranaenses de Cambé, Ibiporã e Rolândia, que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com o município de São Paulo. Para tanto, parte da retomada do percurso histórico da formação de Londrina desde seus primórdios, de modo a evidenciar suas articulações com a capital paulista e o processo que consolidou a cidade paranaense como um dos principais centros urbanos de porte médio do Brasil, para posteriormente debater aspectos dos deslocamentos pendulares entre os municípios paranaenses considerados, o que reforça a centralidade londrinense. Por fim, faz a discussão de dados acerca das cidades que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com ênfase no transporte rodoviário interestadual de passageiros, para discutir também aspectos normativos e operacionais desta atividade econômica.UFPRCandido dos Santos, Bruno2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/7196710.5380/geografar.v15i2.71967REVISTA GEOGRAFAR; v. 15, n. 2 (2020); 358-3801981-089X10.5380/geografar.v15i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967/42073https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967/42607Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRAFARhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T22:23:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/71967Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2020-12-24T22:23:17Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
title REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
spellingShingle REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
Candido dos Santos, Bruno
Transporte rodoviário de passageiros, rede urbana, mobilidade pendular, Entorno Imediato de Londrina, cidades médias.
title_short REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
title_full REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
title_fullStr REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
title_full_unstemmed REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
title_sort REDE URBANA E TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS NAS ARTICULAÇÕES ENTRE O “ENTORNO IMEDIATO DE LONDRINA(PR)” E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO(SP)
author Candido dos Santos, Bruno
author_facet Candido dos Santos, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido dos Santos, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte rodoviário de passageiros, rede urbana, mobilidade pendular, Entorno Imediato de Londrina, cidades médias.
topic Transporte rodoviário de passageiros, rede urbana, mobilidade pendular, Entorno Imediato de Londrina, cidades médias.
description O transporte rodoviário de passageiros é elemento importante no estudo do território brasileiro, pois engendra um conjunto de fluxos de pessoas que abrange parte considerável do país. Trata-se de uma atividade econômica dotada de função social central para prover deslocamentos aos cidadãos brasileiros. A capilaridade do ônibus rodoviário propicia um conjunto amplo de interações espaciais em pontos distintos da rede urbana brasileira, congregando centros de portes diversos. Diante de tais premissas, este artigo debaterá as articulações entre os centros urbanos paranaenses de Cambé, Ibiporã e Rolândia, que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com o município de São Paulo. Para tanto, parte da retomada do percurso histórico da formação de Londrina desde seus primórdios, de modo a evidenciar suas articulações com a capital paulista e o processo que consolidou a cidade paranaense como um dos principais centros urbanos de porte médio do Brasil, para posteriormente debater aspectos dos deslocamentos pendulares entre os municípios paranaenses considerados, o que reforça a centralidade londrinense. Por fim, faz a discussão de dados acerca das cidades que formam o “Entorno Imediato de Londrina”, com ênfase no transporte rodoviário interestadual de passageiros, para discutir também aspectos normativos e operacionais desta atividade econômica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967
10.5380/geografar.v15i2.71967
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v15i2.71967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967/42073
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/71967/42607
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRAFAR
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRAFAR
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 15, n. 2 (2020); 358-380
1981-089X
10.5380/geografar.v15i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019838410752