A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35117
Resumo: Objetivo: Identificar de que forma o contexto sociopolítico e institucional tem influenciado a construção de barreiras normativas à entrada de novos prestadores de serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.Metodologia: A pesquisa consiste em estudo de caso com enforque incorporado que empregou métodos mistos. Sob o aspecto qualitativo, foram analisados os principais processos administrativos, legislativos e judiciais responsáveis por formatar o regime jurídico do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sob o aspecto quantitativo, foi prospectada a evolução do número de operadores e de linhas. Resultados: A pesquisa demonstrou que diversas instituições sofrem a influência dos agentes de mercado em posição dominante que atuam no sentido de manter a estabilidade das regras de prestação do serviço, mediante a imposição de barreiras normativas à entrada de novos competidores. A atuação desses agentes econômicos nem sempre é efetiva, a depender do contexto político-institucional. No caso do Brasil, a despeito da oscilação entre períodos de maior ou menor liberdade de empreender, os números revelam uma recente expansão da oferta do serviço, com estabilidade no número de prestadores. Limitações: No aspecto qualitativo, as limitações decorrem do fato de que nem toda interação dos agentes públicos com os agentes de mercado é documentada, o que demanda algumas inferências a partir dos documentos obtidos. No aspecto quantitativo, não houve a disponibilidade de dados tratados para todo o período da pesquisa. Também não houve um maior aprofundamento no sentido de identificar o quantitativo de operadores por mercado. Aplicabilidade do trabalho: Esta pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar de que forma os agentes econômicos buscam influenciar as instituições na construção do regime jurídico do setor. Essa influência se reflete na estruturação do mercado, de maneira a favorecer aqueles já estabelecidos em posição dominante. Contribuições para a sociedade: Os estudos podem ajudar a desenhar políticas públicas e ações regulatórias mais robustas na área de transportes, sobretudo pela identificação de limitações e oportunidades em relação à concepção de medidas que possam impactar de forma mais incisiva o funcionamento do mercado. Serve ainda como documentação do histórico de construção de barreiras normativas no setor, para comparativo com outros setores e futuro aprendizado.
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Resultados: A pesquisa demonstrou que diversas instituições sofrem a influência dos agentes de mercado em posição dominante que atuam no sentido de manter a estabilidade das regras de prestação do serviço, mediante a imposição de barreiras normativas à entrada de novos competidores. A atuação desses agentes econômicos nem sempre é efetiva, a depender do contexto político-institucional. No caso do Brasil, a despeito da oscilação entre períodos de maior ou menor liberdade de empreender, os números revelam uma recente expansão da oferta do serviço, com estabilidade no número de prestadores. Limitações: No aspecto qualitativo, as limitações decorrem do fato de que nem toda interação dos agentes públicos com os agentes de mercado é documentada, o que demanda algumas inferências a partir dos documentos obtidos. No aspecto quantitativo, não houve a disponibilidade de dados tratados para todo o período da pesquisa. Também não houve um maior aprofundamento no sentido de identificar o quantitativo de operadores por mercado. Aplicabilidade do trabalho: Esta pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar de que forma os agentes econômicos buscam influenciar as instituições na construção do regime jurídico do setor. Essa influência se reflete na estruturação do mercado, de maneira a favorecer aqueles já estabelecidos em posição dominante. Contribuições para a sociedade: Os estudos podem ajudar a desenhar políticas públicas e ações regulatórias mais robustas na área de transportes, sobretudo pela identificação de limitações e oportunidades em relação à concepção de medidas que possam impactar de forma mais incisiva o funcionamento do mercado. Serve ainda como documentação do histórico de construção de barreiras normativas no setor, para comparativo com outros setores e futuro aprendizado.Purpose: Identify how the sociopolitical and institutional context has influenced the construction of normative barriers to entry of new providers of long distance coach services. Design/methodology/approach: The research consists of a case study with incorporated hanging that employed mixed methods. From a qualitative aspect, the main administrative, legislative and judicial processes responsible for shaping the rules of long distance coach services were analyzed. From a quantitative perspective, the evolution of the number of operators and lines was prospected. Findings: The research demonstrated that several institutions are influenced by incumbents in a dominant position who act to maintain the stability of the rules, by imposing normative barriers to the entry of new competitors. The actions of these stakeholders are not always effective, depending on the political-institutional context. In the case of Brazil, despite the oscillation between periods of greater or lesser freedom to undertake, the numbers reveal a recent expansion in the service offering, with stability in the number of providers. Research limitations/implications: In the qualitative aspect, the limitations arise from the fact that not all interactions between public agents and market agents are documented, which requires some inferences based on the documents obtained. In the quantitative aspect, there was no availability of structured data for the entire research period. There was also no greater depth in identifying the number of operators per market. Practical Implications: This research contributes to the literature by demonstrating how economic agents seek to influence institutions in the construction of the sector's legal regime. This influence is reflected in the structuring of the market, in a way that favors those already established in a dominant position. Social Implications: Studies can help to design more robust public policies and regulatory actions in the transport field, especially by identifying limitations and opportunities regarding to the design of measures that can more incisively impact the functioning of the market. It also serves as documentation of the history of building regulatory barriers in the sector, for comparison with other sectors and future learning.porTransporteRodoviárioPassageirosNormasBarreirasEntradaTransporte rodoviárioTransportes - Transito de passageirosPrestação de serviçosPolíticas públicasA construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdfDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdfapplication/pdf1425493https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54ca788e-4f80-4a7b-8aad-702498447d8f/downloadd3780075e39845df1ed2c0e7741e6f33MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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