GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA ENTRE 1950 E 2010
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/73095 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados da dissertação de Mestrado em Geografia defendida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2019. O Brasil é uma nação formada através da miscigenação de diversas etnias, dentre as quais há os povos indígenas. A Geografia, sendo uma ciência que se dedica a estudar a relação entre a sociedade e a natureza, deve analisar a questão indígena pela ótica da territorialidade, da organização espacial e da participação social enquanto agentes políticos. Por meio de materiais de ensino, como os livros didáticos, a Geografia insere-se no campo educacional e oferta aos alunos o desenvolvimento da capacidade de observar, interpretar e refletir a realidade. Apesar de haver muitas críticas metodológicas sobre os livros didáticos, eles ainda são os materiais de maior acesso e disseminação nas escolas brasileiras. Sendo assim, tem-se o tema deste artigo, que é a representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Geografia. Serão analisados e investigados, por meio de critérios específicos, a forma como os indígenas são abordados pela Geografia em obras desse segmento entre as décadas de 1950 e 2010. Como resultados, os livros didáticos foram divididos em três períodos, em que apresentaram transformações metodológicas sobre a abordagem dos povos indígenas, mas ainda possuem muitos aspectos a percorrer, na busca de um tratamento condizente com a importância desses povos na formação econômica e espacial brasileira. |
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GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA ENTRE 1950 E 2010Geografia; Povos Indígenas; Livro didático; Educação; EnsinoO presente artigo apresenta os resultados da dissertação de Mestrado em Geografia defendida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2019. O Brasil é uma nação formada através da miscigenação de diversas etnias, dentre as quais há os povos indígenas. A Geografia, sendo uma ciência que se dedica a estudar a relação entre a sociedade e a natureza, deve analisar a questão indígena pela ótica da territorialidade, da organização espacial e da participação social enquanto agentes políticos. Por meio de materiais de ensino, como os livros didáticos, a Geografia insere-se no campo educacional e oferta aos alunos o desenvolvimento da capacidade de observar, interpretar e refletir a realidade. Apesar de haver muitas críticas metodológicas sobre os livros didáticos, eles ainda são os materiais de maior acesso e disseminação nas escolas brasileiras. Sendo assim, tem-se o tema deste artigo, que é a representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Geografia. Serão analisados e investigados, por meio de critérios específicos, a forma como os indígenas são abordados pela Geografia em obras desse segmento entre as décadas de 1950 e 2010. Como resultados, os livros didáticos foram divididos em três períodos, em que apresentaram transformações metodológicas sobre a abordagem dos povos indígenas, mas ainda possuem muitos aspectos a percorrer, na busca de um tratamento condizente com a importância desses povos na formação econômica e espacial brasileira.UFPRRosa Lucion Guites, AirtonSchiavone Cardoso, Eduardo2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/7309510.5380/geografar.v18i1.73095REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 1 (2023); 200-2221981-089X10.5380/geografar.v18i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/73095/49883https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/73095/49873Direitos autorais 2023 REVISTA GEOGRAFARhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T17:56:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/73095Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-08-02T17:56:26Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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