AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aisllan Damacena Souza da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Janio Roque Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718
Resumo: O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.
id UFPR-7_fbac6f2c93a6bc3b9e5feb145698d544
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/89718
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICASEspaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música.O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.UFPRSilva, Aisllan Damacena Souza daCastro, Janio Roque Barros de2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8971810.5380/geografar.v18i1.89718REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 1 (2023); 85-1091981-089X10.5380/geografar.v18i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49866https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49878Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTROhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T17:56:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/89718Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-08-02T17:56:26Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
title AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
spellingShingle AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
Silva, Aisllan Damacena Souza da
Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música.
title_short AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
title_full AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
title_fullStr AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
title_full_unstemmed AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
title_sort AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
author Silva, Aisllan Damacena Souza da
author_facet Silva, Aisllan Damacena Souza da
Castro, Janio Roque Barros de
author_role author
author2 Castro, Janio Roque Barros de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aisllan Damacena Souza da
Castro, Janio Roque Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música.
topic Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música.
description O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718
10.5380/geografar.v18i1.89718
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v18i1.89718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49866
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49878
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTRO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTRO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 1 (2023); 85-109
1981-089X
10.5380/geografar.v18i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019955851264