AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718 |
Resumo: | O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes. |
id |
UFPR-7_fbac6f2c93a6bc3b9e5feb145698d544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/89718 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICASEspaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música.O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.UFPRSilva, Aisllan Damacena Souza daCastro, Janio Roque Barros de2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8971810.5380/geografar.v18i1.89718REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 1 (2023); 85-1091981-089X10.5380/geografar.v18i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49866https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49878Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTROhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T17:56:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/89718Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-08-02T17:56:26Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
title |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
spellingShingle |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS Silva, Aisllan Damacena Souza da Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música. |
title_short |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
title_full |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
title_fullStr |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
title_full_unstemmed |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
title_sort |
AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS |
author |
Silva, Aisllan Damacena Souza da |
author_facet |
Silva, Aisllan Damacena Souza da Castro, Janio Roque Barros de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Janio Roque Barros de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aisllan Damacena Souza da Castro, Janio Roque Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música. |
topic |
Espaço Urbano; Cachoeira; Ensino de Geografia; abordagens culturais; música. |
description |
O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718 10.5380/geografar.v18i1.89718 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v18i1.89718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49866 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/89718/49878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTRO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 AISLLAN DAMACENA SOUZA DA SILVA, JANIO ROQUE BARROS DE CASTRO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 1 (2023); 85-109 1981-089X 10.5380/geografar.v18i1 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990019955851264 |