A criação de circuitos de consumo nas cidades a partir da ressignificação dos territórios urbanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/53335 |
Resumo: | Especialmente na última década, uma quantidade considerável de ações e iniciativas coletivas passou a ocupar territórios como ruas, avenidas, praças, parques e terrenos vazios nas cidades. Os territórios ocupados por estas ações são espaços públicos, muitas vezes, degradados ou esquecidos, com os quais não se criam memórias afetivas e sem um uso maior dentro do contexto urbano. Através destas ações, busca-se uma recriação e uma ressignificação do território. Como parte deste processo, a midiatização ocupa um papel importante nesta tarefa de ressignificação, para que a sociedade possa interagir e gerar as articulações e as fricções necessárias. Através do estudo de cinco ações coletivas, o objetivo deste estudo será o de compreender de que forma novos processos de midiatização podem promover a ressignificação de territórios urbanos. |
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A criação de circuitos de consumo nas cidades a partir da ressignificação dos territórios urbanosCidades, consumo; midiatização; ressignificação; território.Especialmente na última década, uma quantidade considerável de ações e iniciativas coletivas passou a ocupar territórios como ruas, avenidas, praças, parques e terrenos vazios nas cidades. Os territórios ocupados por estas ações são espaços públicos, muitas vezes, degradados ou esquecidos, com os quais não se criam memórias afetivas e sem um uso maior dentro do contexto urbano. Através destas ações, busca-se uma recriação e uma ressignificação do território. Como parte deste processo, a midiatização ocupa um papel importante nesta tarefa de ressignificação, para que a sociedade possa interagir e gerar as articulações e as fricções necessárias. Através do estudo de cinco ações coletivas, o objetivo deste estudo será o de compreender de que forma novos processos de midiatização podem promover a ressignificação de territórios urbanos.UFPRTrein, Sérgio Roberto2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5333510.5380/2238-0701.2017n14p43-59Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 43-592238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/53335/34217Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/53335Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:16Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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