RESSIGNIFICAÇÃO DA MORTE: uma reflexão sociológica sobre o filme "A Partida"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/669 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar a relação entre o processo de ressignificação da morte e os mecanismos envolvendo as atividades funerárias, nas quais se percebem hoje muito mais o seu caráter utilitário do que sacral, tendo como escopo a mercantilização desses serviços e a valorização dos aspectos técnicos realizados por terceiros. Para isso, será utilizado como parâmetro o filme japonês A Partida, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009, que conta a trajetória do personagem Daigo, um nokanshi, uma atividade profissional muito semelhante à tanatopraxia no Brasil.Palavras-chave: Morte. Tanatopraxia, Ressignificação.RE-SIGNIFICATION OF DEATH: a sociological reflection about the movie "Departures"AbstractThis article would like to examine the relationship between re-signification process of death and mechanisms involving the funeral activities that nowadays they realize more in an utilitarian way than in a sacral way, with scope of commodification of these services and the enhancement of technical performed by third parties. However, it will be used as a parameter the Japanese film, Departures, Best Foreign Film Oscar winner of 2009 that tell us the story of the character Daigo, a nokanshi, that is a professional activity very similar to the tanatopraxy in Brazil.Keywords: Death. Thanatopraxy. Re-signification. |
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