O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadini, Sérgio Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lobo Pismel, Matheus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245
Resumo: Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra.
id UFPR-8_0efcf180dfcf90743ee6093e3e5b5a2a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49245
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-BarberoHegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci.Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra.UFPRGadini, Sérgio LuizLobo Pismel, Matheus2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4924510.5380/2238-0701.0n0p33-52Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 33-522238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245/32772Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/49245Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
title O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
spellingShingle O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
Gadini, Sérgio Luiz
Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci.
title_short O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
title_full O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
title_fullStr O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
title_full_unstemmed O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
title_sort O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
author Gadini, Sérgio Luiz
author_facet Gadini, Sérgio Luiz
Lobo Pismel, Matheus
author_role author
author2 Lobo Pismel, Matheus
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadini, Sérgio Luiz
Lobo Pismel, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci.
topic Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci.
description Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245
10.5380/2238-0701.0n0p33-52
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.0n0p33-52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245/32772
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 33-52
2238-0701
10.5380/am.v1i13
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991939985408