O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra. |
id |
UFPR-8_0efcf180dfcf90743ee6093e3e5b5a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49245 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-BarberoHegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci.Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra.UFPRGadini, Sérgio LuizLobo Pismel, Matheus2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4924510.5380/2238-0701.0n0p33-52Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 33-522238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245/32772Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/49245Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
title |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
spellingShingle |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero Gadini, Sérgio Luiz Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci. |
title_short |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
title_full |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
title_fullStr |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
title_full_unstemmed |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
title_sort |
O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero |
author |
Gadini, Sérgio Luiz |
author_facet |
Gadini, Sérgio Luiz Lobo Pismel, Matheus |
author_role |
author |
author2 |
Lobo Pismel, Matheus |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadini, Sérgio Luiz Lobo Pismel, Matheus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci. |
topic |
Hegemonia; Comunicação; Cultura; Martín-Barbero; Gramsci. |
description |
Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245 10.5380/2238-0701.0n0p33-52 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.0n0p33-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49245/32772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 33-52 2238-0701 10.5380/am.v1i13 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991939985408 |