O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35580
Resumo: Os processos de convergência de mídias TV/Internet geram novas formas de participação da audiência no telejornalismo e simulam um sistema de interação dinâmico e aparentemente constante. Este estudo procura compreender as novas relações comunicacionais do telejornal, com o uso das Redes Sociais, na Internet. A presença quase onipresente da televisão na sociedade contemporânea tem apresentado uma alteração na produção e na recepção dos mass media. Na parte empírica da investigação, realizou-se um monitoramento das interações dos sujeitos (telejornal/público), nos perfis dos telejornais (fanpages) Edição da Manhã (SIC TV/Portugal) e Bom Dia Brasil (TV Globo/Brasil), na Rede Social Facebook, de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, com o objetivo de verificar as novas formas de comunicação do telejornalismo estendido em multiplataformas digitais. As Teorias da Comunicação, a Semiótica e a Análise da Linguagem e do Conteúdo no ambiente virtual são tomadas como base para analisar as participações e as interações, por meio da interface das fanpages, na Internet. 
id UFPR-8_23359c6d2e534c377175fc6f7adb2816
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35580
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?Redes sociais; Fanpage; Participação; Audiência.Os processos de convergência de mídias TV/Internet geram novas formas de participação da audiência no telejornalismo e simulam um sistema de interação dinâmico e aparentemente constante. Este estudo procura compreender as novas relações comunicacionais do telejornal, com o uso das Redes Sociais, na Internet. A presença quase onipresente da televisão na sociedade contemporânea tem apresentado uma alteração na produção e na recepção dos mass media. Na parte empírica da investigação, realizou-se um monitoramento das interações dos sujeitos (telejornal/público), nos perfis dos telejornais (fanpages) Edição da Manhã (SIC TV/Portugal) e Bom Dia Brasil (TV Globo/Brasil), na Rede Social Facebook, de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, com o objetivo de verificar as novas formas de comunicação do telejornalismo estendido em multiplataformas digitais. As Teorias da Comunicação, a Semiótica e a Análise da Linguagem e do Conteúdo no ambiente virtual são tomadas como base para analisar as participações e as interações, por meio da interface das fanpages, na Internet. UFPRCAPESCAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3558010.5380/am.v1i7.35580Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014)2238-070110.5380/am.v1i7reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35580/22920info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T19:23:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/35580Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-07T19:23:18Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
title O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
spellingShingle O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins
Redes sociais; Fanpage; Participação; Audiência.
title_short O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
title_full O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
title_fullStr O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
title_full_unstemmed O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
title_sort O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
author CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins
author_facet CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais; Fanpage; Participação; Audiência.
topic Redes sociais; Fanpage; Participação; Audiência.
description Os processos de convergência de mídias TV/Internet geram novas formas de participação da audiência no telejornalismo e simulam um sistema de interação dinâmico e aparentemente constante. Este estudo procura compreender as novas relações comunicacionais do telejornal, com o uso das Redes Sociais, na Internet. A presença quase onipresente da televisão na sociedade contemporânea tem apresentado uma alteração na produção e na recepção dos mass media. Na parte empírica da investigação, realizou-se um monitoramento das interações dos sujeitos (telejornal/público), nos perfis dos telejornais (fanpages) Edição da Manhã (SIC TV/Portugal) e Bom Dia Brasil (TV Globo/Brasil), na Rede Social Facebook, de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, com o objetivo de verificar as novas formas de comunicação do telejornalismo estendido em multiplataformas digitais. As Teorias da Comunicação, a Semiótica e a Análise da Linguagem e do Conteúdo no ambiente virtual são tomadas como base para analisar as participações e as interações, por meio da interface das fanpages, na Internet. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35580
10.5380/am.v1i7.35580
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35580
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i7.35580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35580/22920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014)
2238-0701
10.5380/am.v1i7
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992257703936