O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Kati
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Veiga, Zaclis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43632
Resumo: Fundamentado em teorias que tratam de estratégias discursivas verbovisuais, este artigo tem como objeto de análise a versão brasileira do webjornal Huffington Post, Brasil Post, veiculado sob a tutela da Editora Abril, e visa a refletir sobre alguns aspectos que configuram a estrutura e apresentação das imagens veiculadas nesses webjornais. O recorte, feito em dois períodos, novembro de 2014 e janeiro de 2015, apresentou relações de complementaridade de diversas ordens, o que permitiu o estabelecimento de uma pequena tipologia de instâncias de mediação de sentidos. Sendo assim, este artigo, além de contribuir para a expansão do senso crítico relacionado às fotografias transmitidas na web, poderá, também, cooperar com investigações voltadas à análise de imagens ancoradas em produtos jornalísticos da internet.
id UFPR-8_2921b5e7e1d2bff04ea65d493e347e89
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/43632
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil PostWebjornalismo; Fotografia; Relações verbovisuais; Brasil Post.Fundamentado em teorias que tratam de estratégias discursivas verbovisuais, este artigo tem como objeto de análise a versão brasileira do webjornal Huffington Post, Brasil Post, veiculado sob a tutela da Editora Abril, e visa a refletir sobre alguns aspectos que configuram a estrutura e apresentação das imagens veiculadas nesses webjornais. O recorte, feito em dois períodos, novembro de 2014 e janeiro de 2015, apresentou relações de complementaridade de diversas ordens, o que permitiu o estabelecimento de uma pequena tipologia de instâncias de mediação de sentidos. Sendo assim, este artigo, além de contribuir para a expansão do senso crítico relacionado às fotografias transmitidas na web, poderá, também, cooperar com investigações voltadas à análise de imagens ancoradas em produtos jornalísticos da internet.UFPRCaetano, KatiVeiga, Zaclis2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4363210.5380/2238-0701.2015n10p117-138Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 117-1382238-070110.5380/am.v1i10reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43632/26979info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T00:07:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/43632Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T00:07:52Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
title O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
spellingShingle O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
Caetano, Kati
Webjornalismo; Fotografia; Relações verbovisuais; Brasil Post.
title_short O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
title_full O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
title_fullStr O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
title_full_unstemmed O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
title_sort O que as imagens do jornalismo fazem ver: estratégias discursivas do Brasil Post
author Caetano, Kati
author_facet Caetano, Kati
Veiga, Zaclis
author_role author
author2 Veiga, Zaclis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Kati
Veiga, Zaclis
dc.subject.por.fl_str_mv Webjornalismo; Fotografia; Relações verbovisuais; Brasil Post.
topic Webjornalismo; Fotografia; Relações verbovisuais; Brasil Post.
description Fundamentado em teorias que tratam de estratégias discursivas verbovisuais, este artigo tem como objeto de análise a versão brasileira do webjornal Huffington Post, Brasil Post, veiculado sob a tutela da Editora Abril, e visa a refletir sobre alguns aspectos que configuram a estrutura e apresentação das imagens veiculadas nesses webjornais. O recorte, feito em dois períodos, novembro de 2014 e janeiro de 2015, apresentou relações de complementaridade de diversas ordens, o que permitiu o estabelecimento de uma pequena tipologia de instâncias de mediação de sentidos. Sendo assim, este artigo, além de contribuir para a expansão do senso crítico relacionado às fotografias transmitidas na web, poderá, também, cooperar com investigações voltadas à análise de imagens ancoradas em produtos jornalísticos da internet.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43632
10.5380/2238-0701.2015n10p117-138
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43632
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2015n10p117-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43632/26979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 117-138
2238-0701
10.5380/am.v1i10
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991898042368