Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, João Serapião de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257
Resumo: Orientador: Anita Liberalesso Neri
id UNICAMP-30_cec99efdb94a702bc34b1aa361f78fb6
oai_identifier_str oai::102507
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolaresJogo - Educação pre-escolarRecreação em grupoConceitosOrientador: Anita Liberalesso NeriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os objetivos foram investigar a influência de um programa de jogos recreativos infantis sobre a aprendizagem de conceitos básicos em préescolares e verificar a sua generalização para situação de sala de aula. Foram sujeitos 40 crianças de três a cinco anos de idade, de famílias de renda média e média alta. Dezenove eram do sexo masculino; 36 tinham quatro anos, três tinham três anos e um tinha cinco anos de idade. O delineamento utilizado foi de pré-teste, treinamento, pós-teste e teste de generalização. No pré- e no pós-testes foi utilizado o Teste de Conceitos Básicos de Boehm, que também fundamentou o treinamento, em 40 sessões de jogos. A generalização foi avaliada e registrada pelas professoras em situações de sala de aula. A análise estatística apontou a eficiência da aplicação do programa de jogos recreativos infantis para o domínio e generalização dos conceitos treinados. Os resultados indicaram, no pré-teste, que os conceitos de maIor domínio pelos alunos eram os de inteiro, acima, poucos, atrás, mais, em volta, dentro, debaixo, perto, alguns, meio, iguais, o mais próximo, vários, depois, diferente, tamanho médio, lado. outro, no alto, sempre, na ponta, o mais afastado, _m fila e semelhante. Os de menor domínio eram os de a mais larga, o segundo, par, terceiro, à esquerda, em ordem, quase, tanto quanto. pular, atravessar, zero, entre. menos, cada. afastado, lado direito, começar, metade, sobre, separadas, nem o 10 nem o último, centro, o mesmo, frente e nunca. Com o treino ocorreu maior aprendizagem nos conceitos de pular, entre, cada. nem o 10 nem o ultimo. par, centro, o mesmo, frente, nunca, à esquerda, em ordem, afastado e começar. O conceito de pular foi o mais beneficiado com o treino. No pré-teste, os alunos tinham maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de tempo, mistura e quantidade. Após o treino, os melhores desempenhos ocorreram nos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de quantidade, tempo e mistura. Os dados foram discutidos a partir de um referencial cognitivista de aprendizagemAbstract: The purposes were to investigate the influence of a program of infantile recreational games on the learning of basic concepts by preschool children and to veri1)1 its generalization in the classroom. Forty pupils were subject of this study and they belonged to middle and upper middle class families, with age varying from three to five years. Df this total, nineteen were boys; thirty-six were four, three were three and one was five years old. The delineation used was pre-test, training, post-test and generalization testo In the pre- and post-tests, it was used the Test of Basico Concepts of Boehm, which also served as base for the training during forty sessions of games. The generalization was evaluated and registered by the teachers during classroom situations. The statistic analysis pointed out to the efficiency of the application of the infantile games program in order to acquire command and generalization of the drilled concepts. The results of the pre-tests indicated that the pupils had a major command of the concepts of whole, over, few, behind, more, around, in, under, near, some, middle, equal, the nearest, several, after, different, medi um size, side, other, at the top, always, at the edge, the farthest, in file and similar. The pupils had a minor command of the concepts of the widest, the second one, pair, third, to the left, in order, almost, as much as, to jump, to cross, zero, between, less, each, far, right side, to begin, half, over, separated, neither the first nor the last one, center, the same, forward and never. With the training it occurred a better learning of the concepts of to jump, between each, neither the first nor the last one, pair, center, the same, forward, never, to the left, in order, far and to begin. The concept of to jump was the most benefitted by the training. In the pre-test the pupils had a greater command of the concepts related to the areas of space, followed by those of time, mixture and quantity. After the training, the best performance occurred with the concepts related to the areas of space, followed by those of quantity, time and misture. The data were examined under a referencial cognitivist learning basisDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Neri, Anita Liberalesso, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, João Serapião de19961996-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf117p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257AGUIAR, João Serapião de. Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares. 1996. 117p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:24:49Zoai::102507Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
title Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
spellingShingle Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
Aguiar, João Serapião de
Jogo - Educação pre-escolar
Recreação em grupo
Conceitos
title_short Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
title_full Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
title_fullStr Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
title_full_unstemmed Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
title_sort Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares
author Aguiar, João Serapião de
author_facet Aguiar, João Serapião de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neri, Anita Liberalesso, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, João Serapião de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo - Educação pre-escolar
Recreação em grupo
Conceitos
topic Jogo - Educação pre-escolar
Recreação em grupo
Conceitos
description Orientador: Anita Liberalesso Neri
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257
AGUIAR, João Serapião de. Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares. 1996. 117p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
AGUIAR, João Serapião de. Elaboração e avaliação de um programa de jogos recreativos infantis para o ensino de conceitos a crianças pre-escolares. 1996. 117p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138317180076032