Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/80287 |
Resumo: | O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil. |
id |
UFPR-8_383f088c8cc2e0fc7723c55fde0dc8f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/80287 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016Redes sociais; Midiativismo; Vídeo; Conservadorismo.O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil.UFPRGarzillo Cavalcanti, Juliana2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8028710.5380/am.v23i1.80287Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 23 - JAN/JUN (2022); 262-2802238-070110.5380/am.v23i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/80287/45766https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47823https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47824https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47825https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47826Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-04T17:53:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/80287Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-02-04T17:53:14Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
title |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
spellingShingle |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 Garzillo Cavalcanti, Juliana Redes sociais; Midiativismo; Vídeo; Conservadorismo. |
title_short |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
title_full |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
title_fullStr |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
title_full_unstemmed |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
title_sort |
Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016 |
author |
Garzillo Cavalcanti, Juliana |
author_facet |
Garzillo Cavalcanti, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garzillo Cavalcanti, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais; Midiativismo; Vídeo; Conservadorismo. |
topic |
Redes sociais; Midiativismo; Vídeo; Conservadorismo. |
description |
O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/80287 10.5380/am.v23i1.80287 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/80287 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v23i1.80287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/80287/45766 https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47823 https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47824 https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47825 https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/80287/47826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 23 - JAN/JUN (2022); 262-280 2238-0701 10.5380/am.v23i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991428280320 |