A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60681 |
Resumo: | Considerando que as mídias educacionais podem ser importantes aliadas na produção de conteúdos no ambiente escolar desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa explicativa na perspectiva participante, com a finalidade de refletir sobre as contribuições da mídia rádio escolar para a formação de estudantes em contextos dialógicos e comunicativos. Os sujeitos participantes foram alunos de sexto ano do Ensino Fundamental II. Esta proposta de trabalho fundamentou-se na Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Entre os resultados destaca-se que a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes para a mídia rádio foi um elemento motivador e de importantes contribuições para que se instaurasse um ambiente dialógico e comunicativo, possibilitando a formação do sujeito em perspectiva crítica |
id |
UFPR-8_594e72abf13a621f0749a5d12dd8e85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/60681 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen HabermasAção comunicativa; Ação dialógica; Rádio Escolar; Processo educacionalConsiderando que as mídias educacionais podem ser importantes aliadas na produção de conteúdos no ambiente escolar desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa explicativa na perspectiva participante, com a finalidade de refletir sobre as contribuições da mídia rádio escolar para a formação de estudantes em contextos dialógicos e comunicativos. Os sujeitos participantes foram alunos de sexto ano do Ensino Fundamental II. Esta proposta de trabalho fundamentou-se na Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Entre os resultados destaca-se que a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes para a mídia rádio foi um elemento motivador e de importantes contribuições para que se instaurasse um ambiente dialógico e comunicativo, possibilitando a formação do sujeito em perspectiva críticaUFPRTeixeira Lisboa, Ana MariaIsabel Stanski Ligeski, ArivanaFaxina, Elson2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/6068110.5380/2238-0701.2019n17p28-48Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 28-482238-070110.5380/am.v1i17reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60681/37627Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:57:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/60681Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:57:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
title |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
spellingShingle |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas Teixeira Lisboa, Ana Maria Ação comunicativa; Ação dialógica; Rádio Escolar; Processo educacional |
title_short |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
title_full |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
title_fullStr |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
title_full_unstemmed |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
title_sort |
A mídia rádio escolar como um espaço de formação nos pressupostos de Paulo Freire e Jurgen Habermas |
author |
Teixeira Lisboa, Ana Maria |
author_facet |
Teixeira Lisboa, Ana Maria Isabel Stanski Ligeski, Arivana Faxina, Elson |
author_role |
author |
author2 |
Isabel Stanski Ligeski, Arivana Faxina, Elson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Lisboa, Ana Maria Isabel Stanski Ligeski, Arivana Faxina, Elson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação comunicativa; Ação dialógica; Rádio Escolar; Processo educacional |
topic |
Ação comunicativa; Ação dialógica; Rádio Escolar; Processo educacional |
description |
Considerando que as mídias educacionais podem ser importantes aliadas na produção de conteúdos no ambiente escolar desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa explicativa na perspectiva participante, com a finalidade de refletir sobre as contribuições da mídia rádio escolar para a formação de estudantes em contextos dialógicos e comunicativos. Os sujeitos participantes foram alunos de sexto ano do Ensino Fundamental II. Esta proposta de trabalho fundamentou-se na Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Entre os resultados destaca-se que a divulgação de conteúdos produzidos pelos estudantes para a mídia rádio foi um elemento motivador e de importantes contribuições para que se instaurasse um ambiente dialógico e comunicativo, possibilitando a formação do sujeito em perspectiva crítica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60681 10.5380/2238-0701.2019n17p28-48 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60681 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2019n17p28-48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60681/37627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 28-48 2238-0701 10.5380/am.v1i17 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991909576704 |