Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/62343 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017. |
id |
UFPR-8_635fa86a9b869dcbfcc707865a399f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62343 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)Instagram; Zero Hora; ConvergênciaO presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Lucena, Larissa CantuáriaBomfim, Ivan2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/6234310.5380/2238-0701.2019n17p74-98Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 74-982238-070110.5380/am.v1i17reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/62343/37635Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:57:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/62343Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:57:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
title |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
spellingShingle |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) Lucena, Larissa Cantuária Instagram; Zero Hora; Convergência |
title_short |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
title_full |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
title_fullStr |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
title_full_unstemmed |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
title_sort |
Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH) |
author |
Lucena, Larissa Cantuária |
author_facet |
Lucena, Larissa Cantuária Bomfim, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Bomfim, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Larissa Cantuária Bomfim, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram; Zero Hora; Convergência |
topic |
Instagram; Zero Hora; Convergência |
description |
O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/62343 10.5380/2238-0701.2019n17p74-98 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/62343 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2019n17p74-98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/62343/37635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 74-98 2238-0701 10.5380/am.v1i17 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991905382400 |