Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruszynski, Ana Claudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lindemann, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182821
Resumo: O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.
id UFRGS-2_453104dc261d272473e07b8b0ff418bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182821
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gruszynski, Ana ClaudiaLindemann, Cristiane2018-09-27T02:33:48Z20180104-6160http://hdl.handle.net/10183/182821001077943O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.The article identifies and evaluates articulations between the editorial and commercial positions adopted by the Zero Hora (ZH) newspaper, edited by Rede Brasil Sul (RBS), in order to build an image of the publication considering the convergence processes. Texts about ZH (editorial content and advertisements) published in the period between November 2015 and May 2017 are analyzed. Methodological procedures cover bibliographic, documentary and exploratory research. It is observed in the publication’s discourse that ZH has been adjusting its business models through actions that aim to consolidate its relationship with the public in the process of journalistic convergence. To do so, it uses as a strategy repeated forms of construction of self-representations intending the formation of an image that accounts for elements such as innovation, credibility and recognition.application/pdfporEco-Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2018), p. 486-510Cultura da convergênciaJornalismo onlineZero Hora (Jornal)Institutional imageEditorial projectCommercial projectConvergenceZero HoraImagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)Self-images : the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077943.pdfTexto completoapplication/pdf581278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/1/001077943.pdf4c5fe2d88c61343fb4a9a5cd05e8e9ddMD51TEXT001077943.pdf.txt001077943.pdf.txtExtracted Texttext/plain56801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/2/001077943.pdf.txt75bd51a02dd9deaefaf7649a4411cac0MD52THUMBNAIL001077943.pdf.jpg001077943.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/3/001077943.pdf.jpg90d2f049dce7df1ddd497b00f1d37b3aMD5310183/1828212023-12-21 04:31:25.174651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-21T06:31:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Self-images : the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)
title Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
spellingShingle Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
Gruszynski, Ana Claudia
Cultura da convergência
Jornalismo online
Zero Hora (Jornal)
Institutional image
Editorial project
Commercial project
Convergence
Zero Hora
title_short Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
title_full Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
title_fullStr Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
title_full_unstemmed Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
title_sort Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
author Gruszynski, Ana Claudia
author_facet Gruszynski, Ana Claudia
Lindemann, Cristiane
author_role author
author2 Lindemann, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
Lindemann, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da convergência
Jornalismo online
Zero Hora (Jornal)
topic Cultura da convergência
Jornalismo online
Zero Hora (Jornal)
Institutional image
Editorial project
Commercial project
Convergence
Zero Hora
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional image
Editorial project
Commercial project
Convergence
Zero Hora
description O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-27T02:33:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182821
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-6160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077943
identifier_str_mv 0104-6160
001077943
url http://hdl.handle.net/10183/182821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eco-Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2018), p. 486-510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/1/001077943.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/2/001077943.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/3/001077943.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c5fe2d88c61343fb4a9a5cd05e8e9dd
75bd51a02dd9deaefaf7649a4411cac0
90d2f049dce7df1ddd497b00f1d37b3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224952617107456