O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117
Resumo: O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens.
id UFPR-8_7b905e64db9b68676636733194cb93a0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47117
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John BaldwinJornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas.O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens.UFPRDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4711710.5380/2238-0701.2016n1p307-321Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 11 - Jan/Jun (2016); 307-3212238-070110.5380/am.v1i11reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117/28483Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T23:45:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/47117Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T23:45:50Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
title O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
spellingShingle O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas.
title_short O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
title_full O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
title_fullStr O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
title_full_unstemmed O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
title_sort O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
author Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
author_facet Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas.
topic Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas.
description O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117
10.5380/2238-0701.2016n1p307-321
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2016n1p307-321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117/28483
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 11 - Jan/Jun (2016); 307-321
2238-0701
10.5380/am.v1i11
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992325861376