O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117 |
Resumo: | O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens. |
id |
UFPR-8_7b905e64db9b68676636733194cb93a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47117 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John BaldwinJornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas.O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens.UFPRDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4711710.5380/2238-0701.2016n1p307-321Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 11 - Jan/Jun (2016); 307-3212238-070110.5380/am.v1i11reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117/28483Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T23:45:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/47117Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T23:45:50Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
title |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
spellingShingle |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas. |
title_short |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
title_full |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
title_fullStr |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
title_full_unstemmed |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
title_sort |
O ensino de jornalismo e as novas tecnologias na Escola de Comunicação de Normal, em Illinois, US: entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin |
author |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
author_facet |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas. |
topic |
Jornalismo; Formação do jornalista; Novas tecnologias da informação e da comunicação; Novas práticas jornalísticas. |
description |
O texto relata a entrevista com os professores John Huxford e John Baldwin, realizada em janeiro de 2016, na School of Communication, na cidade de Normal, estado de Illinois, nos Estados Unidos. Tendo como objeto a formação do jornalista no século XXI e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, procurou-se identificar as características da proposta de formação do profissional jornalista para atender às demandas de mercado da sociedade atual. Buscou-se identificar como o currículo da escola americana de jornalismo é estruturado e quais as principais mudanças que sofreu nos últimos anos. Constatou-se que na Escola de Comunicação da Illinois State University o modelo de jornalismo tradicional ainda divide espaço com a tendência de um jornalismo cada vez mais voltado para a convergência das mídias e suas novas linguagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117 10.5380/2238-0701.2016n1p307-321 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2016n1p307-321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/47117/28483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 11 - Jan/Jun (2016); 307-321 2238-0701 10.5380/am.v1i11 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760992325861376 |