O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Clovis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Boos de Quadros, Cynthia, Reimondo Barrios, Yanet Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361
Resumo: A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. 
id UFPR-8_82737e8bf11241721a3dc14785db24ac
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54361
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimentoFelicidade; Consumo; Desenvolvimento.A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. UFPRReis, ClovisBoos de Quadros, CynthiaReimondo Barrios, Yanet Maria2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5436110.5380/2238-0701.2017n14p159-176Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 159-1762238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361/34224Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/54361Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:26Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
title O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
spellingShingle O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
Reis, Clovis
Felicidade; Consumo; Desenvolvimento.
title_short O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
title_full O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
title_fullStr O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
title_full_unstemmed O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
title_sort O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
author Reis, Clovis
author_facet Reis, Clovis
Boos de Quadros, Cynthia
Reimondo Barrios, Yanet Maria
author_role author
author2 Boos de Quadros, Cynthia
Reimondo Barrios, Yanet Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Clovis
Boos de Quadros, Cynthia
Reimondo Barrios, Yanet Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade; Consumo; Desenvolvimento.
topic Felicidade; Consumo; Desenvolvimento.
description A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361
10.5380/2238-0701.2017n14p159-176
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2017n14p159-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361/34224
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 159-176
2238-0701
10.5380/am.v1i14
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990915526656