O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361 |
Resumo: | A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. |
id |
UFPR-8_82737e8bf11241721a3dc14785db24ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54361 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimentoFelicidade; Consumo; Desenvolvimento.A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. UFPRReis, ClovisBoos de Quadros, CynthiaReimondo Barrios, Yanet Maria2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5436110.5380/2238-0701.2017n14p159-176Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 159-1762238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361/34224Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/54361Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:26Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
title |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
spellingShingle |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento Reis, Clovis Felicidade; Consumo; Desenvolvimento. |
title_short |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
title_full |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
title_fullStr |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
title_sort |
O discurso publicitário da felicidade: conexões com o consumo e o desenvolvimento |
author |
Reis, Clovis |
author_facet |
Reis, Clovis Boos de Quadros, Cynthia Reimondo Barrios, Yanet Maria |
author_role |
author |
author2 |
Boos de Quadros, Cynthia Reimondo Barrios, Yanet Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Clovis Boos de Quadros, Cynthia Reimondo Barrios, Yanet Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Felicidade; Consumo; Desenvolvimento. |
topic |
Felicidade; Consumo; Desenvolvimento. |
description |
A felicidade se transformou em um ideal da cultura ocidental e se tornou quase um desejo obrigatório. O capitalismo construiu uma cultura da felicidade que por meio da publicidade estimula o hiperconsumo e leva à alienação, ao individualismo, e à infelicidade patológica. Partindo desse cenário, o objetivo deste trabalho é discutir nexos entre a questão da felicidade, o consumo e os atuais padrões de desenvolvimento. Tal revisão indica que a sociedade contemporânea é guiada por um imperativo felicista nutrido pela economia capitalista, da qual a publicidade é um elemento estratégico, que incentiva a demanda crescente pelo consumo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361 10.5380/2238-0701.2017n14p159-176 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2017n14p159-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54361/34224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 159-176 2238-0701 10.5380/am.v1i14 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990915526656 |