Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tietzmann, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510
Resumo: A partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem.
id UFPR-8_8b375ed8473ba6ad8d0f1e4ed395365c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/59510
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016Instagram; Futebol; Torcida; AutorrepresentaçãoA partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem.UFPRTeixeira, Carlos Roberto GasparTietzmann, Roberto2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5951010.5380/2238-0701.2019n17p50-72Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 50-722238-070110.5380/am.v1i17reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510/37628Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:57:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/59510Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:57:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
title Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
spellingShingle Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação
title_short Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
title_full Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
title_fullStr Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
title_full_unstemmed Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
title_sort Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
author Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
author_facet Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
Tietzmann, Roberto
author_role author
author2 Tietzmann, Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
Tietzmann, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação
topic Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação
description A partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510
10.5380/2238-0701.2019n17p50-72
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2019n17p50-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510/37628
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 50-72
2238-0701
10.5380/am.v1i17
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991904333824