Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510 |
Resumo: | A partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem. |
id |
UFPR-8_8b375ed8473ba6ad8d0f1e4ed395365c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/59510 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016Instagram; Futebol; Torcida; AutorrepresentaçãoA partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem.UFPRTeixeira, Carlos Roberto GasparTietzmann, Roberto2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5951010.5380/2238-0701.2019n17p50-72Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 50-722238-070110.5380/am.v1i17reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510/37628Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:57:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/59510Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:57:06Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
title |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
spellingShingle |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 Teixeira, Carlos Roberto Gaspar Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação |
title_short |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
title_full |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
title_fullStr |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
title_full_unstemmed |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
title_sort |
Redes Sociais e Futebol: as torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016 |
author |
Teixeira, Carlos Roberto Gaspar |
author_facet |
Teixeira, Carlos Roberto Gaspar Tietzmann, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Tietzmann, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos Roberto Gaspar Tietzmann, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação |
topic |
Instagram; Futebol; Torcida; Autorrepresentação |
description |
A partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510 10.5380/2238-0701.2019n17p50-72 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2019n17p50-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/59510/37628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 17 - JAN/JUN (2019); 50-72 2238-0701 10.5380/am.v1i17 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991904333824 |