Sob a Constelação da Umbigada no Samba de Roda: Imagens Decoloniais, o Cruzar de Pontes Entre Nós
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/85263 |
Resumo: | Com este artigo, miramos uma constelação de filmes em que a linguagem gestual dos corpos que bailam em cena norteia uma miríade que nos conecta, faz comunicar, como ponte, além-mar, a herança da diáspora. A libertação e ressignificação do gesto ancestral faz afluir um corpo-coletivo. Saltam aos olhos processos de desconfinamento, imagens mais libertárias, sob a ética amorosa, que transbordam as bordas do quadro, transgridem limites e dicotomias impostas pelo mundo. A circulação das imagens segue a lógica da roda de samba que pela umbigada convoca um novo corpo dançante para o meio da roda. Esta linguagem reconecta práticas e subjetividades comunitárias que nos constituem em laços pela associação à ancestralidade ligada ao feminino entre África-Brasil que constrói pontes, em pequenos gestos. |
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Sob a Constelação da Umbigada no Samba de Roda: Imagens Decoloniais, o Cruzar de Pontes Entre NósDiáspora Africana; Corpo-coletivo; Imagens decoloniais; Linguagem gestual; Constelação.Com este artigo, miramos uma constelação de filmes em que a linguagem gestual dos corpos que bailam em cena norteia uma miríade que nos conecta, faz comunicar, como ponte, além-mar, a herança da diáspora. A libertação e ressignificação do gesto ancestral faz afluir um corpo-coletivo. Saltam aos olhos processos de desconfinamento, imagens mais libertárias, sob a ética amorosa, que transbordam as bordas do quadro, transgridem limites e dicotomias impostas pelo mundo. A circulação das imagens segue a lógica da roda de samba que pela umbigada convoca um novo corpo dançante para o meio da roda. Esta linguagem reconecta práticas e subjetividades comunitárias que nos constituem em laços pela associação à ancestralidade ligada ao feminino entre África-Brasil que constrói pontes, em pequenos gestos. UFPRBogado, Angelita MariaSouza, Scheilla Franca deAlves Junior, Francisco2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8526310.5380/am.v25i1.85263Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 25 - JAN/JUN (2023)2238-070110.5380/am.v25i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/85263/48852Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-17T17:43:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/85263Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-03-17T17:43:15Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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Com este artigo, miramos uma constelação de filmes em que a linguagem gestual dos corpos que bailam em cena norteia uma miríade que nos conecta, faz comunicar, como ponte, além-mar, a herança da diáspora. A libertação e ressignificação do gesto ancestral faz afluir um corpo-coletivo. Saltam aos olhos processos de desconfinamento, imagens mais libertárias, sob a ética amorosa, que transbordam as bordas do quadro, transgridem limites e dicotomias impostas pelo mundo. A circulação das imagens segue a lógica da roda de samba que pela umbigada convoca um novo corpo dançante para o meio da roda. Esta linguagem reconecta práticas e subjetividades comunitárias que nos constituem em laços pela associação à ancestralidade ligada ao feminino entre África-Brasil que constrói pontes, em pequenos gestos. |
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