As relações do telejornalismo brasileiro no atual ecossistema midiático: uma espécie em metamorfose
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71580 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações estabelecidas por telejornais brasileiros no ecossistema midiático atual. Nesse sentido, inicialmente buscamos compreender algumas características do ecossistema midiático na contemporaneidade, para então verificarmos alguns movimentos do jornalismo em sua especificidade audiovisual. Nosso objeto empírico de análise é o telejornal Bom Dia Rio Grande, exibido de segunda a sexta-feira pela RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Entre os resultados, verificamos que o telejornal investe em práticas de diferenciação em relação as outras espécies do ecossistema midiático (LUHMANN, 2005) e prioriza a construção de narrativas em tempo real ou realizadas por terceiros (DAVIES, 2008; CANAVILHAS, 2005), o que sinaliza para um processo de metamorfose do próprio fazer telejornalístico. |
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As relações do telejornalismo brasileiro no atual ecossistema midiático: uma espécie em metamorfoseTelejornalismo; Ecologia da mídia; Ética da mídia.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações estabelecidas por telejornais brasileiros no ecossistema midiático atual. Nesse sentido, inicialmente buscamos compreender algumas características do ecossistema midiático na contemporaneidade, para então verificarmos alguns movimentos do jornalismo em sua especificidade audiovisual. Nosso objeto empírico de análise é o telejornal Bom Dia Rio Grande, exibido de segunda a sexta-feira pela RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Entre os resultados, verificamos que o telejornal investe em práticas de diferenciação em relação as outras espécies do ecossistema midiático (LUHMANN, 2005) e prioriza a construção de narrativas em tempo real ou realizadas por terceiros (DAVIES, 2008; CANAVILHAS, 2005), o que sinaliza para um processo de metamorfose do próprio fazer telejornalístico.UFPRCapesCNPqBarichello, Eugenia Mariano da RochaSchwartz, Clarissa2021-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/7158010.5380/2238-0701.2020n21.07Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 21 - JAN/JUN (2021); 126-1482238-070110.5380/am.v21i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71580/42896Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:06:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/71580Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:06:07Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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