O discurso opinativo de indignação: Estudo do editorial do jornal Notícias de Moçambique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/85288 |
Resumo: | Utilizando os estudos de Análise Crítica do Discurso, especialmente a partir de Norman Fairclough e Teun Van Djik, analisa-se o editorial do Jornal Notícias (principal jornal impresso de Moçambique) quanto aos argumentos e reconstruções de factos, que mostram a indignação do locutor (empresa jornalística), que solicitam, exortam a indignação do co-lucutor (leitor). Trabalha-se a partir do conceito de abordagem cognitiva de Van Djik e suas categorizações para produzir análises críticas, dos discursos em tela, identificam-se as conotações de convencimento (levar a crer) e de persuasão (levar a fazer) no texto do editorial, avaliando o seu potencial de produzir indignação no público leitor a partir da análise de macroproposições discursivas identificadas e analisadas. Para essa análise do discurso do editorial do Jornal Notícias também são levados em conta aspectos como o contexto em que a locução se dá, os sujeitos envolvidos, a identidade, a interdiscursividade, a intertextualidade e a crítica de uma maneira geral. Sendo a linguagem uma forma de intervenção na ordem social, é necessário buscar compreensões sobre os seus níveis constitutivos (o semântico, o lexicogramatical e o fonológico/grafológico) nas mais diversas manifestações discursivas, aqui enfoca-se o texto opinativo de jornais periódicos. |
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O discurso opinativo de indignação: Estudo do editorial do jornal Notícias de MoçambiqueEditorial; Discurso Crítico; Indignação; Persuasão.Utilizando os estudos de Análise Crítica do Discurso, especialmente a partir de Norman Fairclough e Teun Van Djik, analisa-se o editorial do Jornal Notícias (principal jornal impresso de Moçambique) quanto aos argumentos e reconstruções de factos, que mostram a indignação do locutor (empresa jornalística), que solicitam, exortam a indignação do co-lucutor (leitor). Trabalha-se a partir do conceito de abordagem cognitiva de Van Djik e suas categorizações para produzir análises críticas, dos discursos em tela, identificam-se as conotações de convencimento (levar a crer) e de persuasão (levar a fazer) no texto do editorial, avaliando o seu potencial de produzir indignação no público leitor a partir da análise de macroproposições discursivas identificadas e analisadas. Para essa análise do discurso do editorial do Jornal Notícias também são levados em conta aspectos como o contexto em que a locução se dá, os sujeitos envolvidos, a identidade, a interdiscursividade, a intertextualidade e a crítica de uma maneira geral. Sendo a linguagem uma forma de intervenção na ordem social, é necessário buscar compreensões sobre os seus níveis constitutivos (o semântico, o lexicogramatical e o fonológico/grafológico) nas mais diversas manifestações discursivas, aqui enfoca-se o texto opinativo de jornais periódicos.UFPRGenerus, Sociedade Unipessoal, LtdJornal Generuse Milagre MaboteMabote, Cartone Alexandre2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8528810.5380/am.v24i1.85288Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 24 - JUL/DEZ (2022)2238-070110.5380/am.v24i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/85288/46907Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T12:34:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/85288Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-09-19T12:34:49Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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