A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kelli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49034
Resumo: Este artigo pretende analisar a polêmica de vozes sociais instaurada nos enunciados da campanha “Rasgue o verbo” do canal GNT, problematizando, sob um viés dialógico da linguagem, ideias socialmente cristalizadas e propagadas em diferentes discursos. Como embasamento teórico, recorremos à teoria dialógica do discurso, desenvolvida por Bakhtin e seu Círculo, estabelecendo um diálogo com autores que discutem acerca da problemática social do gênero na contemporaneidade e com autores que tratam da mídia e das redes sociais, entendendo que o discurso das mídias promove a popularização de novas formas de se pensar o masculino e o feminino na sociedade. Esperamos fomentar a discussão dialógica de gêneros na mídia, a fim de entendermos questões sociais, culturais e econômicas que envolvem os papéis de homens e mulheres na sociedade atual.
id UFPR-8_9d50223227687b26b627e8abbe4a0851
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49034
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verboIgualdade de gênero; Discurso midiático; Vozes sociais; Análise dialógica.Este artigo pretende analisar a polêmica de vozes sociais instaurada nos enunciados da campanha “Rasgue o verbo” do canal GNT, problematizando, sob um viés dialógico da linguagem, ideias socialmente cristalizadas e propagadas em diferentes discursos. Como embasamento teórico, recorremos à teoria dialógica do discurso, desenvolvida por Bakhtin e seu Círculo, estabelecendo um diálogo com autores que discutem acerca da problemática social do gênero na contemporaneidade e com autores que tratam da mídia e das redes sociais, entendendo que o discurso das mídias promove a popularização de novas formas de se pensar o masculino e o feminino na sociedade. Esperamos fomentar a discussão dialógica de gêneros na mídia, a fim de entendermos questões sociais, culturais e econômicas que envolvem os papéis de homens e mulheres na sociedade atual.UFPRRibeiro, Kelli2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4903410.5380/2238-0701.0n0p117-138Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 117-1382238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49034/32777Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/49034Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:12Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
title A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
spellingShingle A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
Ribeiro, Kelli
Igualdade de gênero; Discurso midiático; Vozes sociais; Análise dialógica.
title_short A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
title_full A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
title_fullStr A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
title_full_unstemmed A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
title_sort A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo
author Ribeiro, Kelli
author_facet Ribeiro, Kelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kelli
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de gênero; Discurso midiático; Vozes sociais; Análise dialógica.
topic Igualdade de gênero; Discurso midiático; Vozes sociais; Análise dialógica.
description Este artigo pretende analisar a polêmica de vozes sociais instaurada nos enunciados da campanha “Rasgue o verbo” do canal GNT, problematizando, sob um viés dialógico da linguagem, ideias socialmente cristalizadas e propagadas em diferentes discursos. Como embasamento teórico, recorremos à teoria dialógica do discurso, desenvolvida por Bakhtin e seu Círculo, estabelecendo um diálogo com autores que discutem acerca da problemática social do gênero na contemporaneidade e com autores que tratam da mídia e das redes sociais, entendendo que o discurso das mídias promove a popularização de novas formas de se pensar o masculino e o feminino na sociedade. Esperamos fomentar a discussão dialógica de gêneros na mídia, a fim de entendermos questões sociais, culturais e econômicas que envolvem os papéis de homens e mulheres na sociedade atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49034
10.5380/2238-0701.0n0p117-138
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49034
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.0n0p117-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/49034/32777
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 117-138
2238-0701
10.5380/am.v1i13
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990918672384