Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires Jamur, Helenice
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva Brito, Glaucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545
Resumo: Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo.
id UFPR-8_a292aadddfa0486ed19b927ab40e8b99
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48545
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativoHipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância.Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo.UFPRCAPESCentro Universitário UninterRamires Jamur, Heleniceda Silva Brito, Glaucia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4854510.5380/2238-0701.2016n12p305-324Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 305-3242238-070110.5380/am.v1i12reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545/30021Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:01:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/48545Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:01:29Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
title Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
spellingShingle Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
Ramires Jamur, Helenice
Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância.
title_short Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
title_full Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
title_fullStr Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
title_full_unstemmed Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
title_sort Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
author Ramires Jamur, Helenice
author_facet Ramires Jamur, Helenice
da Silva Brito, Glaucia
author_role author
author2 da Silva Brito, Glaucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
Centro Universitário Uninter
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires Jamur, Helenice
da Silva Brito, Glaucia
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância.
topic Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância.
description Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545
10.5380/2238-0701.2016n12p305-324
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2016n12p305-324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545/30021
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 305-324
2238-0701
10.5380/am.v1i12
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991931596800