Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545 |
Resumo: | Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo. |
id |
UFPR-8_a292aadddfa0486ed19b927ab40e8b99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48545 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativoHipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância.Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo.UFPRCAPESCentro Universitário UninterRamires Jamur, Heleniceda Silva Brito, Glaucia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4854510.5380/2238-0701.2016n12p305-324Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 305-3242238-070110.5380/am.v1i12reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545/30021Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:01:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/48545Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:01:29Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
title |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
spellingShingle |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo Ramires Jamur, Helenice Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância. |
title_short |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
title_full |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
title_fullStr |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
title_full_unstemmed |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
title_sort |
Materiais didáticos digitais na educação a distância: o uso do hipertexto como elemento interativo |
author |
Ramires Jamur, Helenice |
author_facet |
Ramires Jamur, Helenice da Silva Brito, Glaucia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Brito, Glaucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES Centro Universitário Uninter |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramires Jamur, Helenice da Silva Brito, Glaucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância. |
topic |
Hipertexto; Materiais didáticos; Educação a distância. |
description |
Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a cursos na modalidade da Educação a Distância (EaD). A problemática discutida pode ser resumida no seguinte: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? Considera-se o objetivo geral deste estudo o levantamento qualitativo quanto ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais, produzidos para os cursos na modalidade de EaD, como forma de interação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira fase foi um estudo exploratório e a segunda uma análise documental dos materiais de duas instituições. Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, não se observou o uso do hipertexto cooperativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545 10.5380/2238-0701.2016n12p305-324 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2016n12p305-324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48545/30021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 305-324 2238-0701 10.5380/am.v1i12 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991931596800 |