A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OPOLSKI, Débora Regina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37954
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a imersão criada pelo Cinema dos Sentidos sob a perspectiva do som. De acordo com Robert Stam (2011), no Cinema dos Sentidos, a sensação predomina sobre a narrativa e o som cinematográfico aparece como um elemento capaz de aumentar a sensação de realidade da imagem. A criação da imersão é discutida com base em três aspectos sonoros: o estabelecimento do ponto de escuta; o som no supercampo em conjunto com as questões da espacialidade sonora e; o hiper-realismo como técnica que proporciona uma sensação de materialidade dos objetos sonoros (CHION, 2011). Pretende-se mostrar que a utilização desses três aspectos pode criar a imersão do Cinema dos Sentidos, proporcionando materialidade às sensações do espectador.  
id UFPR-8_e86f3aab3cf262b5c902a4e16940ceca
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/37954
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do SomSom; Imersão; Cinema dos sentidos.O presente trabalho pretende abordar a imersão criada pelo Cinema dos Sentidos sob a perspectiva do som. De acordo com Robert Stam (2011), no Cinema dos Sentidos, a sensação predomina sobre a narrativa e o som cinematográfico aparece como um elemento capaz de aumentar a sensação de realidade da imagem. A criação da imersão é discutida com base em três aspectos sonoros: o estabelecimento do ponto de escuta; o som no supercampo em conjunto com as questões da espacialidade sonora e; o hiper-realismo como técnica que proporciona uma sensação de materialidade dos objetos sonoros (CHION, 2011). Pretende-se mostrar que a utilização desses três aspectos pode criar a imersão do Cinema dos Sentidos, proporcionando materialidade às sensações do espectador.  UFPROPOLSKI, Débora Regina2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3795410.5380/am.v1i9.37954Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)2238-070110.5380/am.v1i9reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37954/25860info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T14:55:41Zoai:revistas.ufpr.br:article/37954Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-04T14:55:41Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
title A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
spellingShingle A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
OPOLSKI, Débora Regina
Som; Imersão; Cinema dos sentidos.
title_short A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
title_full A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
title_fullStr A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
title_full_unstemmed A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
title_sort A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som
author OPOLSKI, Débora Regina
author_facet OPOLSKI, Débora Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv OPOLSKI, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Som; Imersão; Cinema dos sentidos.
topic Som; Imersão; Cinema dos sentidos.
description O presente trabalho pretende abordar a imersão criada pelo Cinema dos Sentidos sob a perspectiva do som. De acordo com Robert Stam (2011), no Cinema dos Sentidos, a sensação predomina sobre a narrativa e o som cinematográfico aparece como um elemento capaz de aumentar a sensação de realidade da imagem. A criação da imersão é discutida com base em três aspectos sonoros: o estabelecimento do ponto de escuta; o som no supercampo em conjunto com as questões da espacialidade sonora e; o hiper-realismo como técnica que proporciona uma sensação de materialidade dos objetos sonoros (CHION, 2011). Pretende-se mostrar que a utilização desses três aspectos pode criar a imersão do Cinema dos Sentidos, proporcionando materialidade às sensações do espectador.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37954
10.5380/am.v1i9.37954
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37954
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i9.37954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37954/25860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)
2238-0701
10.5380/am.v1i9
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991363268608