Design de som e imersão: uma análise do Jogo Hellblade - Senua's Sacrifice
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29990 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo de compreender como o design de som – vozes, ruídos, trilhas e efeitos sonoros – opera para que os sons desempenhem uma função imersiva a partir da análise do jogo Hellblade: Senua’s Sacrifice, em que o jogador assume o controle de Senua, uma guerreira celta que precisa enfrentar uma série de desafios – entre eles sua esquizofrenia – para encontrar Hela, deusa da morte, tentar libertar a alma de seu amado Dillion após ter o vilarejo em que morava dizimado por vikings. A intenção deste trabalho é fazer uma análise do jogo e de publicações do diário de desenvolvimento da produtora do mesmo (Ninja Theory) e associá-los com conceitos de teóricos da área dos jogos eletrônicos com ênfase nos estudos do áudio, como Karen Collins e Lucas Meneguette. Além disso, definições advindas do cinema apresentadas, por exemplo, por Michel Chion e Arlindo Machado e a concepção de imersão por Janet Murray entram como peças fundamentais na elaboração desta pesquisa por levantarem discussões que são capazes de contemplar o estudo de jogos eletrônicos. Alguns dos principais conceitos são o fora de campo, a relação dos sons com a diegese (a exemplo da síncrese e do modelo IEZA) e interação sujeito-máquina. A ideia, além de apresentar, é atualizar os conceitos de acordo com o desenrolar da análise. |
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Jesus, Greice Mara Silva deJesus, Greice Mara Silva deRibeiro, Marcelo Rodrigues SouzaRavazzano, LucasCarvalho, Marcos Oliveira2019-07-03T18:33:16Z2019-07-03T18:33:16Z2019-07-032019-06-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29990O presente trabalho tem como principal objetivo de compreender como o design de som – vozes, ruídos, trilhas e efeitos sonoros – opera para que os sons desempenhem uma função imersiva a partir da análise do jogo Hellblade: Senua’s Sacrifice, em que o jogador assume o controle de Senua, uma guerreira celta que precisa enfrentar uma série de desafios – entre eles sua esquizofrenia – para encontrar Hela, deusa da morte, tentar libertar a alma de seu amado Dillion após ter o vilarejo em que morava dizimado por vikings. A intenção deste trabalho é fazer uma análise do jogo e de publicações do diário de desenvolvimento da produtora do mesmo (Ninja Theory) e associá-los com conceitos de teóricos da área dos jogos eletrônicos com ênfase nos estudos do áudio, como Karen Collins e Lucas Meneguette. Além disso, definições advindas do cinema apresentadas, por exemplo, por Michel Chion e Arlindo Machado e a concepção de imersão por Janet Murray entram como peças fundamentais na elaboração desta pesquisa por levantarem discussões que são capazes de contemplar o estudo de jogos eletrônicos. Alguns dos principais conceitos são o fora de campo, a relação dos sons com a diegese (a exemplo da síncrese e do modelo IEZA) e interação sujeito-máquina. A ideia, além de apresentar, é atualizar os conceitos de acordo com o desenrolar da análise.The main objective of this work is to understand how sound design – voices, noises, soundtracks and sound effects – operates so that sounds play an immersive function from the analysis of the game Hellblade: Senua's Sacrifice, in which the player takes control of Senua, a Celtic warrior who must face a series of challenges – among them his schizophrenia – to find Hela, goddess of death, try to free the soul of her dear Dillion after having her village decimated by Vikings decimate her by the village in which she lived. The intention of this work is to make an analysis of the game and publications of the development diary of the game producer (Ninja Theory) and associate them with concepts of theorists in the area of electronic games with emphasis on studies of audio, such as Karen Collins and Lucas Meneguette. In addition, definitions from the cinema presented, for example, by Michel Chion and Arlindo Machado and the concept of immersion by Janet Murray enter as key pieces in the development of this research by raising discussions that are able to contemplate the study of electronic games. Some of the main concepts are the out-of-field, the relationship of sounds with diegesis (such as synchronicity and the IEZA framework) and subject-machine interaction. The idea, in addition to presenting, is to update the concepts according to the course of the analysis.Submitted by Greice Jesus (sgreicemaraj@gmail.com) on 2019-07-02T15:01:26Z No. of bitstreams: 1 TCC - Greice Mara.pdf: 16487821 bytes, checksum: f08a2436e97ffbfe63128f983a7e6926 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-03T18:33:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Greice Mara.pdf: 16487821 bytes, checksum: f08a2436e97ffbfe63128f983a7e6926 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-03T18:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Greice Mara.pdf: 16487821 bytes, checksum: f08a2436e97ffbfe63128f983a7e6926 (MD5)Comunicação SocialHellbladeImersãoDesign de somJogos eletrônicosMitologia nórdicaDesign de som e imersão: uma análise do Jogo Hellblade - Senua's Sacrificeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de Comunicação da Universidade Federal da BahiaFacom-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Greice Mara.pdfTCC - Greice Mara.pdfapplication/pdf16487821https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29990/1/TCC%20-%20Greice%20Mara.pdff08a2436e97ffbfe63128f983a7e6926MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29990/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTTCC - Greice Mara.pdf.txtTCC - Greice Mara.pdf.txtExtracted texttext/plain105503https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29990/3/TCC%20-%20Greice%20Mara.pdf.txtb6ecd9349427f8e71a94a97b3cd18953MD53ri/299902022-07-05 14:04:13.036oai:repositorio.ufba.br:ri/29990VGVybW8gZGUgTGljZW4/P2EsIG4/P28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVwPz9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzPz9vIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/P2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD8/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/P3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdD8/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/Pz9vLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuPz9hIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhPz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/P3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYT8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/Pz8/byBjaWVudD8/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/Pz9lcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpPz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2w/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz9zaXRvcyAKY29tcHVscz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz9yaW8gbWFudD8/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnQ/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/byBkZXNzZSB0ZXJtbyBuPz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:13Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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O presente trabalho tem como principal objetivo de compreender como o design de som – vozes, ruídos, trilhas e efeitos sonoros – opera para que os sons desempenhem uma função imersiva a partir da análise do jogo Hellblade: Senua’s Sacrifice, em que o jogador assume o controle de Senua, uma guerreira celta que precisa enfrentar uma série de desafios – entre eles sua esquizofrenia – para encontrar Hela, deusa da morte, tentar libertar a alma de seu amado Dillion após ter o vilarejo em que morava dizimado por vikings. A intenção deste trabalho é fazer uma análise do jogo e de publicações do diário de desenvolvimento da produtora do mesmo (Ninja Theory) e associá-los com conceitos de teóricos da área dos jogos eletrônicos com ênfase nos estudos do áudio, como Karen Collins e Lucas Meneguette. Além disso, definições advindas do cinema apresentadas, por exemplo, por Michel Chion e Arlindo Machado e a concepção de imersão por Janet Murray entram como peças fundamentais na elaboração desta pesquisa por levantarem discussões que são capazes de contemplar o estudo de jogos eletrônicos. Alguns dos principais conceitos são o fora de campo, a relação dos sons com a diegese (a exemplo da síncrese e do modelo IEZA) e interação sujeito-máquina. A ideia, além de apresentar, é atualizar os conceitos de acordo com o desenrolar da análise. |
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