DA ENTREVISTA À OBSERVAÇÃO DA AÇÃO – Como o cinema brasileiro mudou para capturar a opressão do contexto sobre os personagens
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82164 |
Resumo: | O documentário de entrevistas, proeminente no Brasil dos anos 2000, apresentou diversos personagens fabuladores. Porém, na virada da década de 2010, tomou forma no país outro tipo de filme, caracterizado não mais unicamente pela entrevista, no qual a fabulação passaria a se dar pela observação da ação. Essa hipótese é aqui examinada levando em consideração o afastamento da câmera, que permitiu a inserção da intriga à trama (KRACAUER, 1997), levou ao esvaziamento da presença (RAMOS, 2008) e reconfigurou a relação personagem-espaço (BURCH, 2015), dando a ver a opressão do contexto sobre o personagem. Várias produções do período exemplificam essa mudança, mas a análise se concentra em três filmes da produtora Teia que a sugerem em processo: A falta que me faz (2009), O céu sobre os ombros (2010) e Girimunho (2011). |
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DA ENTREVISTA À OBSERVAÇÃO DA AÇÃO – Como o cinema brasileiro mudou para capturar a opressão do contexto sobre os personagensCinema brasileiro; documentário; espaço; fabulação; Teia.O documentário de entrevistas, proeminente no Brasil dos anos 2000, apresentou diversos personagens fabuladores. Porém, na virada da década de 2010, tomou forma no país outro tipo de filme, caracterizado não mais unicamente pela entrevista, no qual a fabulação passaria a se dar pela observação da ação. Essa hipótese é aqui examinada levando em consideração o afastamento da câmera, que permitiu a inserção da intriga à trama (KRACAUER, 1997), levou ao esvaziamento da presença (RAMOS, 2008) e reconfigurou a relação personagem-espaço (BURCH, 2015), dando a ver a opressão do contexto sobre o personagem. Várias produções do período exemplificam essa mudança, mas a análise se concentra em três filmes da produtora Teia que a sugerem em processo: A falta que me faz (2009), O céu sobre os ombros (2010) e Girimunho (2011).UFPRFeix, Daniel2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8216410.5380/am.v23i1.82164Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 23 - JAN/JUN (2022); 12-332238-070110.5380/am.v23i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82164/45757Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T18:06:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/82164Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-06-13T18:06:16Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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