Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Eduardo de Faria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mansano, Sonia Regina Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079
Resumo: O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.
id UFPR-8_f5849506893fd89840ed0d8d6c80b4e4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54079
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de casoCrises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política.O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.UFPRNogueira, Eduardo de FariaMansano, Sonia Regina Vargas2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5407910.5380/2238-0701.2017n14p61-80Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 61-802238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079/34218Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/54079Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:18Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
title Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
spellingShingle Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
Nogueira, Eduardo de Faria
Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política.
title_short Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
title_full Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
title_fullStr Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
title_sort Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
author Nogueira, Eduardo de Faria
author_facet Nogueira, Eduardo de Faria
Mansano, Sonia Regina Vargas
author_role author
author2 Mansano, Sonia Regina Vargas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Eduardo de Faria
Mansano, Sonia Regina Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política.
topic Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política.
description O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079
10.5380/2238-0701.2017n14p61-80
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2017n14p61-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079/34218
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 61-80
2238-0701
10.5380/am.v1i14
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990827446272