Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079 |
Resumo: | O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico. |
id |
UFPR-8_f5849506893fd89840ed0d8d6c80b4e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54079 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de casoCrises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política.O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.UFPRNogueira, Eduardo de FariaMansano, Sonia Regina Vargas2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5407910.5380/2238-0701.2017n14p61-80Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 61-802238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079/34218Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/54079Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:18Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
title |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
spellingShingle |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso Nogueira, Eduardo de Faria Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política. |
title_short |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
title_full |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
title_fullStr |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
title_sort |
Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso |
author |
Nogueira, Eduardo de Faria |
author_facet |
Nogueira, Eduardo de Faria Mansano, Sonia Regina Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Mansano, Sonia Regina Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Eduardo de Faria Mansano, Sonia Regina Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política. |
topic |
Crises ambientais; Publicidade; Consumo; Subjetividade; Política. |
description |
O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079 10.5380/2238-0701.2017n14p61-80 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2017n14p61-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54079/34218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 61-80 2238-0701 10.5380/am.v1i14 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990827446272 |