Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27877 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires |
id |
UFPR_00efc31f8bfdb7fdd7f4cb710cc5818e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27877 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-Melzer, Ehrick Eduardo Martins2024-04-08T12:29:08Z2024-04-08T12:29:08Z2012https://hdl.handle.net/1884/27877Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáica. Defesa: Curitiba, 27/02/2012Bibliografia: fls. 185-193Resumo: O presente trabalho tem como por objetivo fazer um levantamento e analisar como se deram as transposições didáticas em livros didáticos de química, de 1931 a 2012. Através do referêncial teórico de Yves Chevallard, com a Transposição Didática e com as categorias dos elementos da Transposição Didática: despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. A técnica usada para levantamento dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Inicialmente foram analisador 55 livros didáticos de química por leitura flutuante e, posteriormente, 19 livros foram analisados, observando-se que estes apresentam formas distintas de despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. Compreendendo que os livros didáticos de química sofreram adaptações e modificações de suas transposições didáticas, enquanto manteve-se a tradição com relação ao tratamento dos Modelos Atômicos.Abstract: This paper intendeds to survey and analyze how were the didactic transpositions in textbooks of chemistry from 1931 to 2012. By the theoretical reference Yves Chevallard, with the didactic transposition and categories of the elements of didactic transposition: depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, educational creations, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. The technique used to collect data was the analysis of Bardin (2010). Initially it was analyzed 55 text books of chemistry for floating reading and later, 19 books were reviewed, analyzing that present different ways of depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, instructional designs, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. Understanding that the textbooks of chemistry suffered adaptations and modifications of its didactic transposition, while maintaining the tradition regarding the treatment of Atomic Models.554f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLivros didáticos - AvaliaçãoDidaticaQuímicaMatemáticaDo saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdfapplication/pdf21609220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/1/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf229b588503e06805d0438fedba35d426MD51open accessTEXTR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdf.txtExtracted Texttext/plain360510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/2/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.txt55adfc34e864b87d452bfb001da68f45MD52open accessTHUMBNAILR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/3/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.jpg78f956c6e211efa38157f4d3206f622dMD53open access1884/278772024-04-08 09:29:08.168open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27877Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:29:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
title |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
spellingShingle |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) Melzer, Ehrick Eduardo Martins Livros didáticos - Avaliação Didatica Química Matemática |
title_short |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
title_full |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
title_fullStr |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
title_full_unstemmed |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
title_sort |
Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) |
author |
Melzer, Ehrick Eduardo Martins |
author_facet |
Melzer, Ehrick Eduardo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida, 1965- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melzer, Ehrick Eduardo Martins |
contributor_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos - Avaliação Didatica Química Matemática |
topic |
Livros didáticos - Avaliação Didatica Química Matemática |
description |
Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T12:29:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T12:29:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27877 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
554f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/1/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/2/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/3/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
229b588503e06805d0438fedba35d426 55adfc34e864b87d452bfb001da68f45 78f956c6e211efa38157f4d3206f622d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898749050617856 |