Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melzer, Ehrick Eduardo Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27877
Resumo: Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires
id UFPR_00efc31f8bfdb7fdd7f4cb710cc5818e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27877
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-Melzer, Ehrick Eduardo Martins2024-04-08T12:29:08Z2024-04-08T12:29:08Z2012https://hdl.handle.net/1884/27877Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáica. Defesa: Curitiba, 27/02/2012Bibliografia: fls. 185-193Resumo: O presente trabalho tem como por objetivo fazer um levantamento e analisar como se deram as transposições didáticas em livros didáticos de química, de 1931 a 2012. Através do referêncial teórico de Yves Chevallard, com a Transposição Didática e com as categorias dos elementos da Transposição Didática: despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. A técnica usada para levantamento dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Inicialmente foram analisador 55 livros didáticos de química por leitura flutuante e, posteriormente, 19 livros foram analisados, observando-se que estes apresentam formas distintas de despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. Compreendendo que os livros didáticos de química sofreram adaptações e modificações de suas transposições didáticas, enquanto manteve-se a tradição com relação ao tratamento dos Modelos Atômicos.Abstract: This paper intendeds to survey and analyze how were the didactic transpositions in textbooks of chemistry from 1931 to 2012. By the theoretical reference Yves Chevallard, with the didactic transposition and categories of the elements of didactic transposition: depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, educational creations, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. The technique used to collect data was the analysis of Bardin (2010). Initially it was analyzed 55 text books of chemistry for floating reading and later, 19 books were reviewed, analyzing that present different ways of depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, instructional designs, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. Understanding that the textbooks of chemistry suffered adaptations and modifications of its didactic transposition, while maintaining the tradition regarding the treatment of Atomic Models.554f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLivros didáticos - AvaliaçãoDidaticaQuímicaMatemáticaDo saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdfapplication/pdf21609220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/1/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf229b588503e06805d0438fedba35d426MD51open accessTEXTR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdf.txtExtracted Texttext/plain360510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/2/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.txt55adfc34e864b87d452bfb001da68f45MD52open accessTHUMBNAILR - D - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/3/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.jpg78f956c6e211efa38157f4d3206f622dMD53open access1884/278772024-04-08 09:29:08.168open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27877Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:29:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
title Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
spellingShingle Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
Melzer, Ehrick Eduardo Martins
Livros didáticos - Avaliação
Didatica
Química
Matemática
title_short Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
title_full Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
title_fullStr Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
title_full_unstemmed Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
title_sort Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)
author Melzer, Ehrick Eduardo Martins
author_facet Melzer, Ehrick Eduardo Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Melzer, Ehrick Eduardo Martins
contributor_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - Avaliação
Didatica
Química
Matemática
topic Livros didáticos - Avaliação
Didatica
Química
Matemática
description Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T12:29:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T12:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27877
url https://hdl.handle.net/1884/27877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 554f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/1/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/2/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27877/3/R%20-%20D%20-%20EHRICK%20EDUARDO%20MARTINS%20MELZER.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 229b588503e06805d0438fedba35d426
55adfc34e864b87d452bfb001da68f45
78f956c6e211efa38157f4d3206f622d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898749050617856