A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Vanessa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56869
Resumo: Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos
id UFPR_01cd7627975d5529f346b573f9b3c5aa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56869
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paula, Vanessa deUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos2021-07-26T12:10:42Z2021-07-26T12:10:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/56869Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos SantosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos mesmos, em que o professor trabalha com textos tese e antítese para chegar, juntamente com seus alunos, à uma síntese e desta forma integrar os conteúdos a serem exibidos à uma auto produção reflexiva. Para termos algumas exemplificações de como isso seria possível, tomamos os estudos de Martins (2007) que explicita a dificuldade de se trabalhar com textos de História e Filosofia da Ciência e os estudos de Ramos e Zanolla (2009) que nos sugerem o aluno como um leitor-autor. Podese observar que a utilização de texto científico em sala de aula não só proporciona ao aluno o contato com a produção científica como também aumenta a sua capacidade de compreensão de qualquer tipo de texto, visto que este se torna capaz de ler e interpretar de maneira mais familiarizada1 arquivo (19 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensinoA contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VANESSA DE PAULA.pdfapplication/pdf297304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56869/1/R%20-%20E%20-%20VANESSA%20DE%20PAULA.pdf7641555a48c9fd8af5233bf314af478cMD51open access1884/568692021-07-26 09:10:42.925open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56869Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-26T12:10:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
title A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
spellingShingle A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
Paula, Vanessa de
Filosofia - Estudo e ensino
title_short A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
title_full A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
title_fullStr A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
title_full_unstemmed A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
title_sort A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
author Paula, Vanessa de
author_facet Paula, Vanessa de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Vanessa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos
contributor_str_mv Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
topic Filosofia - Estudo e ensino
description Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-26T12:10:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-26T12:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56869
url https://hdl.handle.net/1884/56869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (19 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56869/1/R%20-%20E%20-%20VANESSA%20DE%20PAULA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7641555a48c9fd8af5233bf314af478c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699172474814464