A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56869 |
Resumo: | Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos |
id |
UFPR_01cd7627975d5529f346b573f9b3c5aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56869 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Paula, Vanessa deUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioSantos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos2021-07-26T12:10:42Z2021-07-26T12:10:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/56869Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos SantosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos mesmos, em que o professor trabalha com textos tese e antítese para chegar, juntamente com seus alunos, à uma síntese e desta forma integrar os conteúdos a serem exibidos à uma auto produção reflexiva. Para termos algumas exemplificações de como isso seria possível, tomamos os estudos de Martins (2007) que explicita a dificuldade de se trabalhar com textos de História e Filosofia da Ciência e os estudos de Ramos e Zanolla (2009) que nos sugerem o aluno como um leitor-autor. Podese observar que a utilização de texto científico em sala de aula não só proporciona ao aluno o contato com a produção científica como também aumenta a sua capacidade de compreensão de qualquer tipo de texto, visto que este se torna capaz de ler e interpretar de maneira mais familiarizada1 arquivo (19 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensinoA contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VANESSA DE PAULA.pdfapplication/pdf297304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56869/1/R%20-%20E%20-%20VANESSA%20DE%20PAULA.pdf7641555a48c9fd8af5233bf314af478cMD51open access1884/568692021-07-26 09:10:42.925open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56869Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-26T12:10:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
title |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
spellingShingle |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula Paula, Vanessa de Filosofia - Estudo e ensino |
title_short |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
title_full |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
title_fullStr |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
title_sort |
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula |
author |
Paula, Vanessa de |
author_facet |
Paula, Vanessa de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Vanessa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos |
contributor_str_mv |
Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Orientador: Mestre Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-26T12:10:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-26T12:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56869 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (19 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56869/1/R%20-%20E%20-%20VANESSA%20DE%20PAULA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7641555a48c9fd8af5233bf314af478c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699172474814464 |