Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/2993 |
Resumo: | Orientadora: Carmen Lúcia Fornari Diez |
id |
UFPR_0219ae26618e5b53a8b5d84705f14082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2993 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Assumpção, Andréa Cristhina RufinoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)2022-08-30T19:22:03Z2022-08-30T19:22:03Z2005https://hdl.handle.net/1884/2993Orientadora: Carmen Lúcia Fornari DiezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: Este trabalho de pesquisa trata da natureza da dança na escola, sob a perspectiva materialista de compreensão da realidade, ou seja, acreditando nas contradições como possibilidade de transformação; assim, aponta-se para o conflito que dessas emerge como indicativo do trabalho criador na práxis educativa. Apresenta-se a arte como alternativa de oposição ao trabalho alienado, e, portanto, como possibilidade de humanização dos sentidos humanos, reestabelecendo a relação homem e realidade. Dentro desta perspectiva de arte, discorre-se sobre dança, com ênfase na dança contemporânea e seus processos de criação e experimentação, como alicerce de trabalho do intérprete-criador, do bailarino enquanto agente da obra dançada. Neste sentido, esta proposta aproxima-se das que focalizam a dança na escola, e tem por norte identificar semelhanças que apontem para o trabalho criador no contexto escolar. Daí busca-se compreender como a dança vem se inserindo neste contexto, direcionando o olhar para o currículo escolar, entendendo-o em sua complexidade, através da teoria do currículo, com encaminhamento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Municipais, buscando compreender como a dança se configura por estes documentos no espaço escolar. Diante destas reflexões aproxima-se da realidade das Escolas Municipais de Curitiba e, a partir do Festival de Danças, tece-se apontamentos sobre como a dança produz e reproduz as relações sociais.ix, 138 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação infantilDança - EscolasCriaçãoArte e educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoDança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdfapplication/pdf7577540https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf420b23c023222b4727a2cf6760e79c1cMD51open accessTEXTDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdf.txtExtracted Texttext/plain289354https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt4fa7766da8049d9607adfc89b9019ab5MD52open accessTHUMBNAILDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg95979939d28c9be2906278994a0199a6MD53open access1884/29932022-08-30 16:22:03.129open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T19:22:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
title |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
spellingShingle |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa Assumpção, Andréa Cristhina Rufino Educação infantil Dança - Escolas Criação Arte e educação Redação acadêmica Educação |
title_short |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
title_full |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
title_fullStr |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
title_full_unstemmed |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
title_sort |
Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa |
author |
Assumpção, Andréa Cristhina Rufino |
author_facet |
Assumpção, Andréa Cristhina Rufino |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Andréa Cristhina Rufino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari) |
contributor_str_mv |
Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Dança - Escolas Criação Arte e educação Redação acadêmica Educação |
topic |
Educação infantil Dança - Escolas Criação Arte e educação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Carmen Lúcia Fornari Diez |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-30T19:22:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-30T19:22:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/2993 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/2993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 138 f. : il. color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
420b23c023222b4727a2cf6760e79c1c 4fa7766da8049d9607adfc89b9019ab5 95979939d28c9be2906278994a0199a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898912720748544 |