Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Andréa Cristhina Rufino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/2993
Resumo: Orientadora: Carmen Lúcia Fornari Diez
id UFPR_0219ae26618e5b53a8b5d84705f14082
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2993
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Assumpção, Andréa Cristhina RufinoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)2022-08-30T19:22:03Z2022-08-30T19:22:03Z2005https://hdl.handle.net/1884/2993Orientadora: Carmen Lúcia Fornari DiezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: Este trabalho de pesquisa trata da natureza da dança na escola, sob a perspectiva materialista de compreensão da realidade, ou seja, acreditando nas contradições como possibilidade de transformação; assim, aponta-se para o conflito que dessas emerge como indicativo do trabalho criador na práxis educativa. Apresenta-se a arte como alternativa de oposição ao trabalho alienado, e, portanto, como possibilidade de humanização dos sentidos humanos, reestabelecendo a relação homem e realidade. Dentro desta perspectiva de arte, discorre-se sobre dança, com ênfase na dança contemporânea e seus processos de criação e experimentação, como alicerce de trabalho do intérprete-criador, do bailarino enquanto agente da obra dançada. Neste sentido, esta proposta aproxima-se das que focalizam a dança na escola, e tem por norte identificar semelhanças que apontem para o trabalho criador no contexto escolar. Daí busca-se compreender como a dança vem se inserindo neste contexto, direcionando o olhar para o currículo escolar, entendendo-o em sua complexidade, através da teoria do currículo, com encaminhamento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e às Diretrizes Curriculares Municipais, buscando compreender como a dança se configura por estes documentos no espaço escolar. Diante destas reflexões aproxima-se da realidade das Escolas Municipais de Curitiba e, a partir do Festival de Danças, tece-se apontamentos sobre como a dança produz e reproduz as relações sociais.ix, 138 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação infantilDança - EscolasCriaçãoArte e educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoDança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdfapplication/pdf7577540https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf420b23c023222b4727a2cf6760e79c1cMD51open accessTEXTDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdf.txtExtracted Texttext/plain289354https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt4fa7766da8049d9607adfc89b9019ab5MD52open accessTHUMBNAILDissertação - Dança na Escola - Andréa C R Assumpção.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg95979939d28c9be2906278994a0199a6MD53open access1884/29932022-08-30 16:22:03.129open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T19:22:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
title Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
spellingShingle Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
Assumpção, Andréa Cristhina Rufino
Educação infantil
Dança - Escolas
Criação
Arte e educação
Redação acadêmica
Educação
title_short Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
title_full Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
title_fullStr Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
title_full_unstemmed Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
title_sort Dança na escola : o trabalho criador que emerge das contradições na práxis educativa
author Assumpção, Andréa Cristhina Rufino
author_facet Assumpção, Andréa Cristhina Rufino
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Andréa Cristhina Rufino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)
contributor_str_mv Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Dança - Escolas
Criação
Arte e educação
Redação acadêmica
Educação
topic Educação infantil
Dança - Escolas
Criação
Arte e educação
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Carmen Lúcia Fornari Diez
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T19:22:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T19:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/2993
url https://hdl.handle.net/1884/2993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 138 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dan%c3%a7a%20na%20Escola%20-%20Andr%c3%a9a%20C%20R%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 420b23c023222b4727a2cf6760e79c1c
4fa7766da8049d9607adfc89b9019ab5
95979939d28c9be2906278994a0199a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898912720748544