Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6602
Resumo: Orientador: Geraldo Balduino Horn
id UFPR_fd35476544a0a1882c1b11c7f8467064
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6602
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno, 1961-2022-09-02T16:29:30Z2022-09-02T16:29:30Z2006https://hdl.handle.net/1884/6602Orientador: Geraldo Balduino HornDissertação (mestrado) Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a educação musical no ensino regular, principalmente na educação infantil, tendo em vista a influência da Indústria Cultural e a formação pedagógica do educador musical para uma práxis emancipatória. O estudo parte dos pressupostos teóricos da Teoria Crítica. Para melhor compreender esta relação entre música e educação, realiza-se uma retrospectiva histórica, enfatizando o caminho percorrido pela educação musical no Brasil: a relação entre os diversos métodos e propostas de ensino de música, as tendências pedagógicas e as transformações políticas. O tema Indústria Cultural e Educação Musical é abordado com maior enfoque a partir das análises realizadas pela "Escola de Frankfurt", sobretudo as que se referem ao processo de deterioração da formação, considerando a educação musical em tempos de industrialização da arte, a formação dissimulada e a conversão da formação em semiformação. Tendo o trabalho docente como um dos fatores influentes na formação musical das crianças, parte-se das idéias dos frankfurtianos sobre educação emancipatória para investigar a formação do educador musical atuante na Educação Infantil – o Pedagogo ou o Professor de Música. Observa-se nos currículos dos cursos de formação do Educador Musical, a presença das disciplinas necessárias para sua formação – as disciplinas da área musical e da licenciatura - e analisa-se a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, seus fundamentos, objetivos e sua grade curricular. Por fim, apontam-se elementos norteadores da práxis emancipatória, esclarecedora e crítica e, sobretudo, um olhar sobre a educação musical crítica na Educação Infantil. Em todo o estudo procura-se focalizar a importância do trabalho docente não somente para o ensino de música, mais ainda, para a educação musical, de forma que o conhecimento sobre a linguagem musical aliado à atitude reflexiva e crítica diante da indústria cultural são considerados elementos necessários na formação deste profissional. Não se restringindo à mera transmissão de conhecimento musical, a práxis do educador caracteriza-se como emancipatória pela conscientização da criança para a boa música e por sua função educativa do refletir; atitudes pedagógicas determinantes da formação do sentido crítico, sobretudo em tempos de crise cultural.vii, 113 f.application/pdfDisponível em formato digitalArte na educaçãoEducaçãoMúsica - ProfessoresMusica na educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoEducação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoDaianeCunha.pdfapplication/pdf822189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdfe40ae08f6ba423d5665a909f498e99c2MD51open accessTEXTDissertaçãoDaianeCunha.pdf.txtExtracted Texttext/plain291657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.txt1f0cf0342797c16105a88c8a230adda6MD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoDaianeCunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.jpg5674da3af8bce183d553e8fd03d78438MD53open access1884/66022022-09-02 13:29:30.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T16:29:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
title Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
spellingShingle Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-
Arte na educação
Educação
Música - Professores
Musica na educação
Redação acadêmica
Educação
title_short Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
title_full Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
title_fullStr Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
title_full_unstemmed Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
title_sort Educação musical e emancipação : a formação do educador musical a partir de uma perspectiva crítica
author Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-
author_facet Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Daiane Stoeberl da, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Educação
Música - Professores
Musica na educação
Redação acadêmica
Educação
topic Arte na educação
Educação
Música - Professores
Musica na educação
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Geraldo Balduino Horn
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T16:29:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T16:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6602
url https://hdl.handle.net/1884/6602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 113 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6602/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oDaianeCunha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e40ae08f6ba423d5665a909f498e99c2
1f0cf0342797c16105a88c8a230adda6
5674da3af8bce183d553e8fd03d78438
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860592031498240