Percurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozato, Eva Bernadete Budniak
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74885
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
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spelling Tozato, Eva Bernadete BudniakUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoSilva, Rossano, 1978-2022-05-17T14:47:25Z2022-05-17T14:47:25Z2021https://hdl.handle.net/1884/74885Orientador: Prof. Dr. Rossano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 13/12/2021Inclui referênciasResumo: Na presente dissertação apresento meu percurso (auto)biográfico como professora de artes e o olhar sobre as práticas de desenho das crianças e seus momentos conceituais. Parto de propostas pedagógicas realizadas durante aulas de artes e práticas artísticas, desenvolvidas por mim em duas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, entre os anos de 2017 e 2020. Tive como objetivo principal compreender como meu percurso (auto)biográfico colaborou nas escolhas metodológicas para práticas de desenho com as crianças, considerando as influências da cultura visual e os momentos conceituais do desenho cultivado. Contemplo reflexões sobre os estudos da cultura visual, de estudiosos, como: Mitchell (2002), Tourinho (2008, 2011), Hernández (2000, 2009, 2014), Sérvio (2014) e Martins (2015). Abordo a discussão sobre os estereótipos, desenhos recebidos ou esquemas gráficos a partir das contribuições das autoras Vianna (2012) e Duarte (2011). Fundamento as questões sobre o desenho infantil com estudos de Iavelberg (2013, 2017), Gunzi (2016), Leite (2007), Derdyk (2015), Cunha (2021), entre outros(as). A pesquisa com abordagem qualitativa em educação, configura-se como (auto)biográfica, com ênfase no meu processo autoformativo. Conto com contribuições de Nóvoa (2000) e Iavelberg (2003) sobre a formação de professores; Finger e Nóvoa (2014) e Pineau (1985) a respeito do processo narrativo e autoformativo. Realizei o levantamento de dados a partir de fontes (auto)biográficas: experiências vivenciais do processo formativo e da investigação das práticas com desenho, desenvolvidas e aprimoradas no decorrer do meu percurso docente. Selecionei, do meu arquivo pessoal, desenhos produzidos pelas crianças, relatos escritos, gravados ou transcritos (mesmo sem intenção prévia de investigação científica); registros de cunho pedagógico realizados em cadernos de memórias, portfólios pedagógicos e planejamentos, que foram revisitados a partir do referencial bibliográfico selecionado. As análises contemplaram três percursos, desenvolvidos na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e educação integral em tempo ampliado (4ª e 5º anos, crianças de 08 a 10 anos de idade). A seleção para análise das três realidades partiu do meu processo formativo, que foi sendo delineado pelas observações em minha prática docente, desenvolvida nos referidos contextos, nos quais o trabalho com desenho se apresenta de formas distintas. Considerando que o desenho está presente em diversos momentos da trajetória escolar da criança, destaco a sua importância em todas as etapas educativas, evidenciando que ele é um elemento cognoscível, tanto quanto as demais aprendizagens. Com base nos dados coletados e pela análise realizada sobre o trabalho com desenho na educação infantil a partir de propostas lúdicas e com variedade de materiais; no ensino fundamental tendo como ponto de partida a transformação das imagens recebidas e na educação integral em tempo ampliado na oficina de desenho que abordou o cultivo do desenho a partir dos interesses das crianças, foi possível verificar que os percursos desenvolvidos a partir de minhas escolhas metodológicas com base no conceito de desenho cultivado e nos estudos da cultura visual, contribuíram para o desenho e refletiram os diferentes momentos conceituais propostos por Iavelberg, permitindo às crianças se expressarem por meio de desenhos autorais.Abstract: In the present dissertation I present my (auto)biographical path as an art teacher and the look at children's drawing practices and their conceptual moments. I start from pedagogical proposals carried out during art classes and artistic practices, developed by me in two schools of the Municipal Education Network (RME) of Curitiba, between 2017 and 2020. collaborated in the methodological choices for drawing practices with children, considering the influences of visual culture and the conceptual moments of cultivated drawing. I contemplate reflections on studies of visual culture, by scholars such as: Mitchell (2002), Tourinho (2008, 2011), Hernández (2000, 2009, 2014), Sérvio (2014) and Martins (2015).I approach the discussion about stereotypes, received drawings or graphic schemes from the contributions of the authors Vianna (2012) and Duarte (2011). I base the questions about children's drawing with studies by Iavelberg (2013, 2017), Gunzi (2016), Leite (2007), Derdyk (2015), Cunha (2021), among others. Research with a qualitative approach in education is configured as (auto)biographical, with emphasis on my selftraining process. I count on contributions from Nóvoa (2000) and Iavelberg (2003) on teacher training; Finger and Nóvoa (2014) and Pineau (1985) about the narrative and self-training process. I carried out the data collection from (auto)biographical sources: living experiences of the training process and the investigation of practices with drawing, developed and improved during my teaching career. I selected, from my personal archive, drawings produced by the children, written, recorded or transcribed reports (even without previous intention of scientific investigation); records of a pedagogical nature carried out in notebooks of memories, pedagogical portfolios and plans, which were revisited from the selected bibliographic reference. The analyzes contemplated three paths, developed in early childhood education, early years of elementary school (1st to 5th grade) and extended full-time education (4th and 5th grades, children from 8 to 10 years old). The selection for the analysis of the three realities came from my training process, which was outlined by the observations in my teaching practice, developed in those contexts, in which the work with drawing presents itself in different ways. Considering that the drawing is present in several moments of the child's school trajectory, I emphasize its importance in all educational stages, showing that it is a knowable element, as much as the other learning. Based on the data collected and the analysis carried out on the work with drawing in early childhood education based on playful proposals and with a variety of materials; in elementary school, having as a starting point the transformation of the images received and in full-time education in extended time in the drawing workshop that approached the cultivation of drawing from the interests of children, it was possible to verify that the paths developed from my methodological choices based on the concept of cultivated drawing and on studies of visual culture, they contributed to the drawing and reflected the different conceptual moments proposed by Iavelberg, allowing children to express themselves through authorial drawings.1 recurso online : PDF.application/pdfAutobiografiaProfessores de arteProfessores - FormaçãoArtes e criançasArte - Estudo e ensinoEscolas municipais - Curitiba (PR)EducaçãoPercurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EVA BERNADETE BUDNIAK TOZATO.pdfapplication/pdf17492620https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74885/1/R%20-%20D%20-%20EVA%20BERNADETE%20BUDNIAK%20TOZATO.pdf1ef848c03f88cad280cc3984e21e772bMD51open access1884/748852022-05-17 11:47:25.586open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74885Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-17T14:47:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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