Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34717
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães
id UFPR_040222da1f7358fd180b9db1c1535252
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34717
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barby, Ana Aparecida de Oliveira MachadoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-14T12:31:11Z2020-07-14T12:31:11Z2013https://hdl.handle.net/1884/34717Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,02/12/2013Inclui bibliografiaResumo: Existe considerável suporte empírico e teórico sustentando que a consciência fonológica contribui para a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, e reduzido o numero de estudos envolvendo pessoas com Sindrome de Down e a aprendizagem da leitura e da escrita por meio do processamento e armazenamento de relações entre as letras e os sons das palavras. Esta tese teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar os resultados produzidos pela implementação de um programa de intervenção psicopedagogica que englobou o ensino explicito dos nomes e sons das letras do alfabeto associado ao treinamento de habilidades metafonologicas com vistas a aprendizagem da leitura e da escrita, em crianças e adolescentes com Sindrome de Down do tipo trissomia livre do par 21, que estavam iniciando o processo de alfabetização. Participaram da pesquisa 5 alunos com Sindrome de Down com idades entre 9 e 15 anos. A pesquisa foi de intervenção e contou com a aplicação de pre-teste, intervenção, pos-teste 1 aplicado apos a primeira fase da intervencao e pos-teste 2 ao final da intervenção. Os instrumentos utilizados no pre-teste e nos pos-testes 1 e 2 foram os seguintes: teste de vocabulário receptivo TVfusp-139o (CAPOVILLA; SALIDO, 2011), teste de vocabulário expressivo - ABFW (BEFI-LOPES, 2004), testes de consciência fonológica - CONFIAS (MOOJEN, 2007), prova de conhecimento de letras, prova de leitura e de escrita de palavras e pseudopalavras. Durante a intervenção foi aplicado um programa de ensino explicito dos nomes e sons das letras, associado ao treinamento de habilidades metafonologicas com enfase no processamento fonológico. Os resultados mostram que o ensino explicito dos nomes e sons das letras, associado ao treinamento de habilidades metafonologicas e das conexões entre fonemas e grafemas desenvolvidos no programa de intervenção possibilitou aos alunos com Sindrome de Down a compreensão do principio alfabético e aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Conclui-se que as habilidades desenvolvidas na intervenção possibilitaram, por meio da mediação fonológica, aos participantes a aprendizagem inicial da linguagem escrita.Abstract: There is considerable empirical and theoretical support reinforcing that phonological awareness contributes to the learning of reading and writing. Nevertheless, the number of studies involving people with Down syndrome and the learning of reading and writing through processing and storage of relations among the letters and the sounds of words are reduced. This thesis has as objective to plan, apply and evaluate the results produced by the implementation of a psychopedagogical intervention program which encompasses the explicit teaching of nouns and sounds of alphabet letters associated with the training of metaphonological abilities aiming the learning of reading and writing, among children and adolescents with Down syndrome, trisomy 21, who were starting the literacy process. The research counted on the participation of 5 students with Down syndrome, aging 9 to 15. It was an intervention research and made use of pre-test application, intervention, post-test 1, applied after the first phase of intervention and post-test 2, applied at the end of the intervention. The instruments used in the pre- and post-tests 1 and 2 were the following: receptive vocabulary test - TVfusp-139o (CAPOVILLA; SALIDO, 2011), expressive vocabulary test - ABFW (BEFI-LOPES, 2004), phonological awareness tests - CONFIAS (MOOJEN, 2007), letter knowledge test, reading and writing test of words and pseudowords. During the intervention a program for teaching explicit nouns and sounds of letters was applied, associated with training of metaphonological abilities with emphasis in the phonological processing. The results show that the explicit teaching of nouns and sound of letters, associated with the training of metaphonological abilities and the connections between phonemes and graphemes developed in the intervention program, allowed the students with Down Syndrome to understand the alphabetical principle and the initial learning of reading and writing. It can be concluded that the abilities developed in the intervention allowed the participants, through phonological mediation, to learn the initial written language.202 f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLeituras para estudantesEducação especialDown, Síndrome deEducaçãoDesenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANA APARECIDA DE OLIVEIRA MACHADO BARBY.pdfapplication/pdf2720170https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/1/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf7d27d3d1fbabc3535418305fa38f7c2dMD51open accessTEXTR - T - ANA APARECIDA DE OLIVEIRA MACHADO BARBY.pdf.txtExtracted Texttext/plain473266https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/2/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf.txtecea7ac6210345f029892c4946d77492MD52open accessTHUMBNAILR - T - ANA APARECIDA DE OLIVEIRA MACHADO BARBY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/3/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf.jpg0e7480f93b03c20ef26651ad8507e7dfMD53open access1884/347172020-07-14 09:31:12.038open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-14T12:31:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
title Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
Teses
Leituras para estudantes
Educação especial
Down, Síndrome de
Educação
title_short Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
title_full Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
title_sort Desenvolvimento de habilidades metafonológicas e aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com Síndrome de Down
author Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
author_facet Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Leituras para estudantes
Educação especial
Down, Síndrome de
Educação
topic Teses
Leituras para estudantes
Educação especial
Down, Síndrome de
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-14T12:31:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-14T12:31:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34717
url https://hdl.handle.net/1884/34717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/1/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/2/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34717/3/R%20-%20T%20-%20ANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20MACHADO%20BARBY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d27d3d1fbabc3535418305fa38f7c2d
ecea7ac6210345f029892c4946d77492
0e7480f93b03c20ef26651ad8507e7df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860465918214144