A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasperin. Arlete de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13665
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_048b89bdb9a09cd88d3fed587a886643
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13665
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gasperin. Arlete deLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBuck, Sonia2022-08-22T19:27:00Z2022-08-22T19:27:00Z2006https://hdl.handle.net/1884/13665Inclui apêndicesOrientadora: Sonia BuckCo-orientadora: Helga LoosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: As sociedades ocidentais têm intensificado a sua estrutura de funcionamento agredindo e transformam drasticamente o ambiente. Dentre estas agressões está a poluição sonora que, segundo a Organização das Nações Unidas, é uma das quatro principais ameaças ao meio ambiente. Alguns estudos já apontam para as conseqüências desse tipo de poluição sobre o ser humano, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi investigar o significado atribuído ao ruído do trem, e o quanto isso interfere na construção dialética do sujeito ecológico para duas comunidades escolares do entorno da linha férrea de Curitiba. O estudo foi desenvolvido com base na medição, em sala de aula, do ruído de fundo na presença de trem e sem o trem. Com a análise das medições do ruído foi possível verificar que a maioria das salas de aula está com seus níveis de conforto acústico acima dos sugeridos pela lei, mesmo sem a presença do trem. O estudo mostrou a predominância da concepção utilitarista do trem em detrimento ao um outro significado mais afetivo na comunidade escolar estudada. Assim, a temática ambiental não vem sendo discutida, mesmo diante do fato de as escolas estarem expostas ao ruído do trem, interferindo inclusive no processo ensino-aprendizagem o que dificulta a formação do sujeito ecológico. Algumas medidas são apresentadas como propostas para diminuir o impacto ambiental relacionado ao ruído do trem nas escolas.Abstract: In this first XXI century's decade occidental societies have intensified the working structure and, therefore, they damage and transform the environment. Among those aggressions there is the sound pollution which, according to the United Nations Organization, is one of the four main threats to the environment. Some studies already point to the consequences of this kind of pollution for the human being, especially concerning the teaching-learning process. The objective of this study was to investigate the meaning attributed to the train noise, and whether it interferes on the dialectic construction of the ecological subject for two school communities settled along the railway in Curitiba. The study was developed based on measurements, in classrooms, of the background noise with and without the train. In the noise measurement it was possible to verify that the most classrooms have its acoustic comfort level above the suggested by the law, even without the presence of the train. The study showed the predominance of the utilitarian conception of the train in detriment to another meaning more affective in the studied community.The environmental theme hasn't been dealt, even upon the fact that schools are exposed to the train noise, which interferes specially on the teaching-learning process, making the formation of the ecological subject difficult. Some solutions are presented to diminish the impact of the train noise in the schools.xi, 81 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalPoluição sonoraEducação ambientalRedação acadêmicaEducaçãoA presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ARLETE DE GASPERIN.pdfapplication/pdf614595https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13665/1/R%20-%20D%20-%20ARLETE%20DE%20GASPERIN.pdfd07f57cec510f374fb451e790a5045b9MD51open access1884/136652022-08-22 16:27:00.774open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13665Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T19:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
title A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
spellingShingle A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
Gasperin. Arlete de
Poluição sonora
Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
title_short A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
title_full A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
title_fullStr A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
title_full_unstemmed A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
title_sort A presença do ruído do trem em escolas do entorno da linha férrea na cidade de Curitiba-PR : contribuição para a construção dialética em educação sócio-ambiental
author Gasperin. Arlete de
author_facet Gasperin. Arlete de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasperin. Arlete de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buck, Sonia
contributor_str_mv Buck, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição sonora
Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
topic Poluição sonora
Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
description Inclui apêndices
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T19:27:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T19:27:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13665
url https://hdl.handle.net/1884/13665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 81 f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13665/1/R%20-%20D%20-%20ARLETE%20DE%20GASPERIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d07f57cec510f374fb451e790a5045b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860442335739904