Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29995 |
Resumo: | Orientadora: Dra. Roseane Yampolschi |
id |
UFPR_05a5977ab2e37b58bc8437099c2fffbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29995 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Yampolschi, Roseane, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaMonteiro, Cleise Benjamim Lemos2022-12-06T18:27:12Z2022-12-06T18:27:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/29995Orientadora: Dra. Roseane YampolschiAcompanha CDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 31/05/2010Bibliografia: fls. 88-89Resumo: Nesta dissertação a autora se propõe a compor um ciclo de canções inéditas, para violino, soprano e piano, Expressões de vida e morte, escritas a partir da técnica de planos sonoros baseada em concepções e procedimentos composicionais de Olivier Messiaen. Nesse ciclo destaca-se o uso da técnica de construção de planos sonoros percebida na obra do compositor francês. Esta técnica é ompreendida como uma expansão dos princípios contrapontísticos, um contraponto de camadas de som. Para o nosso propósito nesta dissertação, então, tornou-se relevante o estudo da contextualização da linguagem musical de Messiaen e uma compreensão das concepções do compositor que nortearam o desenvolvimento da sua linguagem. Assim, a partir do quadro que antecede a linguagem musical de Messiaen e do contexto em que esta se desenvolve, da formação educacional e musical do compositor evidenciam-se dois conceitos importantes: a concepção de melodia de Messiaen e o conceito de representação. Estes conceitos, por sua vez, interferem na técnica de organização de alturas de Messiaen e então, na efetuação dos planos sonoros. Desse modo, o estudo da organização de alturas em Messiaen torna-se uma ferramenta necessária à consecução da composição. Na análise e reflexão estética do ciclo de canções, última abordagem do trabalho, se manifesta a importância dos conceitos de melodia e representação na prática da composição e do uso dos gestos e motivos – opção de construção da forma interna do ciclo de canções e, portanto, de seu correlato estético: a efetuação de planos sonoros em Expressões de vida e morte. O presente trabalho se justifica pelo empreendimento de criação musical, realizado em parte com base em uma tradução poética de conceitoschave que pertencem ao universo musical de Messiaen e em técnicas composicionais contemporâneas. Assim, se estabelece uma comunicação em cadeia, uma resposta que se lança à obra do compositor francês.Abstract: The proposed study of this dissertation is to present an unpublished song cycle, for violin, soprano and piano, entitled Expressões de Vida e Morte, that was written using the sonorous planes technique, based on Olivier Messiaen’s compositional procedures. In this cycle the use of sonorous plane building is prominent. The technique is understood as an expansion of contrapuntal principles, a sound layering ounterpoint. For our purpose, then, it was essential a contextualization of Messiaen’s musical language and understanding of his conceptions that have guided him on the developing of his language. Thus, from the point that precedes Messiaen’s musical language and the context in which it develops, his educational and musical background, two important concepts are made evident: the composer’s concepts of both melody and representation. These concepts, in turn, interfere in the technique employed by Messiaen in pitch organization and then in the applying of sonorous planes. So to speak, the study of how the composer proceeds with pitch organization becomes a tool vital to the carrying out of the composition. In the analysis and aesthetic reflection of the song cycle, the last part to be dealt with in the study, it is worked out the mportance of the concepts of melody and representation in the performing of composition and the use of gestures and motives – option chosen for building the internal form of the song cycle, and thus, of its aesthetic correlate: the accomplishment of sonorous planes in Expressões de Vida e Morte. The present work gains its relevance by the employment of musical creation fulfilled partly based on a poetic translation of key-concepts that belong to Messiaen’s musical universe and of contemporary compositional techniques. Hence, a communication chain is established as a response to the French composer.122f. : il.application/pdf application/zipDisponível em formato digitalTempo (Música)TesesComposição (Música)CançõesMusicaExpressões de vida e de morte : ciclo de cançõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdfapplication/pdf7205530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/1/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf5d5f5abaa34279a5070d6edb5d5a5e25MD51open accessR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO (ANEXO - MUSICAS).zipapplication/zip8020210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/2/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO%20%28ANEXO%20-%20MUSICAS%29.zip2e8110e624391e19e7a96f05987c7b56MD52open accessTEXTR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain168748https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/3/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.txtf176d8d26f52cac2b695df821cf1c88cMD53open accessTHUMBNAILR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/4/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.jpgb83de4cbc1f3d9b1baa44212b1b723c2MD54open access1884/299952022-12-06 15:27:12.847open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T18:27:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
title |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
spellingShingle |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções Monteiro, Cleise Benjamim Lemos Tempo (Música) Teses Composição (Música) Canções Musica |
title_short |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
title_full |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
title_fullStr |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
title_full_unstemmed |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
title_sort |
Expressões de vida e de morte : ciclo de canções |
author |
Monteiro, Cleise Benjamim Lemos |
author_facet |
Monteiro, Cleise Benjamim Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Yampolschi, Roseane, 1956- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cleise Benjamim Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo (Música) Teses Composição (Música) Canções Musica |
topic |
Tempo (Música) Teses Composição (Música) Canções Musica |
description |
Orientadora: Dra. Roseane Yampolschi |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-06T18:27:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-06T18:27:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/29995 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/29995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122f. : il. application/pdf application/zip |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/1/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/2/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO%20%28ANEXO%20-%20MUSICAS%29.zip https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/3/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/4/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d5f5abaa34279a5070d6edb5d5a5e25 2e8110e624391e19e7a96f05987c7b56 f176d8d26f52cac2b695df821cf1c88c b83de4cbc1f3d9b1baa44212b1b723c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860677382438912 |