Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64184
Resumo: Orientador: Dr. Márcio S. B. de Oliveira
id UFPR_05f89679f70f9235e41fe809c3aaa416
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64184
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaOliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-2020-03-09T14:01:05Z2020-03-09T14:01:05Z2019https://hdl.handle.net/1884/64184Orientador: Dr. Márcio S. B. de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 10/05/2019Inclui referências: p. 161-165Resumo: Destacando contextos sociais e culturais pós Constituição de 1988 e tendo por objeto imagens de multiculturalidade, esta tese analisou como certas noções acerca da pluralidade da sociedade brasileira foram utilizados no cinema produzido no Brasil entre os anos de 1990 a 2015. Partindo de uma metodologia que privilegiou a análise fílmica, o estudo se concentrou na identificação dos conflitos sociais presentes nas narrativas que tem por base processos de integração da sociedade brasileira. Para isso, elegeu-se uma amostra de filmes: "Nostalgia / H eim weh" (1990), "Terra Estrangeira" (1995), "Baile Perfumado" (1996), "Oriundi" (2000), "Gaijin - Ama-me como sou" (2005), "Plastic city / Cidade de plástico " (2008), "Os famosos e os duendes da morte" (2009), "Besouro" (2009), "Jardim das Folhas Sagradas" (2010) e "A Ultima Estação" (2012). Esta proposta orientou a identificação de noções de identidade social relacionadas a condições históricas que dialogam com ideias de "brasilidade", mas que também apontam para contraposições a uma ordenação fechada da noção de "cultura brasileira". Ao considerarmos os aspectos relativos as identidades sociais, os parâmetros nacionais e pós-nacionais nas produções cinematográficas selecionadas, a partir dos anos de 1990, resultaram em revelações de propostas de sociedades, ou de comunidades, em crise. Palavras-chave: multiculturalidade, Cinema, Sociedade brasileira, identidades sociais.Abstract: Highlighting social and cultural contexts after the Constitution of 1988 and having as object images of multiculturalism, this thesis analyzed how certain notions about the plurality of Brazilian society were used in the cinema produced in Brazil between the years of 1990 to 2015. Based on a methodology that favored the filmic analysis, the study focused on the identification of social conflicts present in the narratives based on the processes of integration of Brazilian society. For this, a sample of films was chosen: "Nostalgia / Heimweh" (1990), "Terra Estrangeira" (1995), "Baile Perfumado" (1996), "Oriundi" (2000), "Gaijin - Ama-me como sou" (2005), "Plastic city / Cidade de plástico " (2008), "Os famosos e os duendes da morte" (2009), "Besouro" (2009), "Jardim das Folhas Sagradas" (2010) e "A Última Estação" (2012). This proposal guided the identification of notions of social identity related to historical conditions that dialogue with ideas of "brasility", but also point to counterpositions to a closed ordination of the notion of "Brazilian culture". In considering the aspects related to social identities, national and post-national parameters in selected cinematographic productions, from the years 1990 onwards, resulted in revelations of proposals from societies, or communities, in crisis. Key-words: multiculturality, Cinema, Brazilian society, social identities.192 p.application/pdfMulticulturalismoCultura - BrasilCinema brasileiroAnálise fílmicaIdentidade socialConflitos sociaisSociologiaMulticulturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em criseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROBERTA NABUCO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf168288408https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64184/1/R%20-%20T%20-%20ROBERTA%20NABUCO%20DE%20OLIVEIRA.pdf5c237e1bcb244a1570a49a72a99d17d2MD51open access1884/641842020-03-09 11:01:05.376open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-09T14:01:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
title Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
spellingShingle Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-
Multiculturalismo
Cultura - Brasil
Cinema brasileiro
Análise fílmica
Identidade social
Conflitos sociais
Sociologia
title_short Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
title_full Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
title_fullStr Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
title_full_unstemmed Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
title_sort Multiculturalidade e cinema no Brasil (1990-2015) : desvelando identidades sociais em crise
author Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-
author_facet Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberta Nabuco de, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-
contributor_str_mv Oliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Cultura - Brasil
Cinema brasileiro
Análise fílmica
Identidade social
Conflitos sociais
Sociologia
topic Multiculturalismo
Cultura - Brasil
Cinema brasileiro
Análise fílmica
Identidade social
Conflitos sociais
Sociologia
description Orientador: Dr. Márcio S. B. de Oliveira
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T14:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T14:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64184
url https://hdl.handle.net/1884/64184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64184/1/R%20-%20T%20-%20ROBERTA%20NABUCO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c237e1bcb244a1570a49a72a99d17d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860785523130368