Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stroparo, Eliane Maria, 1954-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35810
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
id UFPR_061f349053b2d1c89ec1dcf29979d795
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35810
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Stroparo, Eliane Maria, 1954-Moreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-07T13:52:12Z2020-10-07T13:52:12Z2014https://hdl.handle.net/1884/35810Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasResumo: Neste estudo aborda-se as políticas de inclusão e acessibilidade no ensino superior tendo como recorte específico o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR). A abordagem na pesquisa foi de natureza qualitativa/quantitativa e exploratória, com enfoque descritivo. A pesquisa se desenvolveu a partir de referencial teórico, e legislações vigentes pertinentes a temática. Os dados sobre acessibilidade nas bibliotecas foram coletados por meio de observações em dez unidades selecionadas e entrevistas semiestruturadas com os respectivos gestores de bibliotecas e com 17 alunos com deficiência matriculados em diferentes cursos da UFPR, mapeados pelo Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE). O tratamento dos dados coletados na observação in loco, foram analisados e distribuídos em quadros, tabelas, gráficos e contextualizados com depoimentos de bibliotecários e alunos com deficiência e interpretados com base em fundamentos da análise de conteúdo, resultando nas seguintes categorias de analise, acessibilidade física, informacional, atitudinal, de serviços presentes e ausentes no SiBi/UFPR. Constatou-se que ações envolvendo a acessibilidade se efetivam nas bibliotecas, porém ainda é necessária a quebra de barreiras, para que a inclusão de alunos com deficiência aconteça em todo o SiBi/UFPR. Foi possível também verificar junto aos bibliotecários a necessidade de formação continuada e mudança de mentalidade frente às dificuldades apontadas em lidar com o diferente. Evidenciou-se a urgência na implantação de um programa de política inclusiva, pensando na acessibilidade em todas as bibliotecas e na garantia da informação e educação a todos os alunos. Palavras-chave: Políticas inclusivas. Biblioteca universitária. Acessibilidade.Abstract: This study addresses to inclusive policies and accessibility in higher education with a specific focus on Library System of the Federal University of Paraná (SiBi/UFPR). The research approach was qualitative/quantitative and exploratory, with description focus. From a theoretical background and legislation relevant to the theme this research was developed. The data about accessibility in libraries were collected through observation in ten selected units and semi-structured interviews with their library managers and 17 students with disability enrolled in different courses in UFPR, mapped out by the Support Center for People with Disabilities (NAPNE).The data collected on site observation were analyzed and distributed to charts, tables, graphs, and it was contextualized with testimonials from librarians and students with disability and interpreted based on content analysis grounds, resulting in these following categories: physical accessibility, informational, attitudinal and services present and absent at SiBi/UFPR. It was noted that actions involving the accessibility are effected in libraries, but the breaking down of barriers is still needed to the inclusion students with disability may occur throughout the SiBi/UFPR. It was also possible to check with the librarians the need for continuing training and changing mindset by challenges faced in dealing with the different. It is highlighted the urgency in deploying a program of inclusive policy, thinking on accessibility in all libraries and ensuring information and education to all students. Key words: Inclusive policies. College Library. Accessibility.260 f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducação inclusiva - Aspectos políticosBibliotecas universitáriasAcessibilidadeEducaçãoPolíticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANE MARIA STROPARO.pdfapplication/pdf5728753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf937a0f540826d108c9c13fc093efc96cMD51open accessTEXTR - D - ELIANE MARIA STROPARO.pdf.txtExtracted Texttext/plain495587https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/2/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf.txtf7736714d8e779fd8608109c8167bd87MD52open accessTHUMBNAILR - D - ELIANE MARIA STROPARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/3/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf.jpg2b52184e00d4f8d54477f372d2cef1e2MD53open access1884/358102020-10-07 10:52:13.035open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T13:52:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
title Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
spellingShingle Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Stroparo, Eliane Maria, 1954-
Dissertações
Educação inclusiva - Aspectos políticos
Bibliotecas universitárias
Acessibilidade
Educação
title_short Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
title_full Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
title_fullStr Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
title_full_unstemmed Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
title_sort Políticas inclusivas e acessibilidade em bibliotecas universitárias : uma análise do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
author Stroparo, Eliane Maria, 1954-
author_facet Stroparo, Eliane Maria, 1954-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Stroparo, Eliane Maria, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação inclusiva - Aspectos políticos
Bibliotecas universitárias
Acessibilidade
Educação
topic Dissertações
Educação inclusiva - Aspectos políticos
Bibliotecas universitárias
Acessibilidade
Educação
description Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T13:52:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T13:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35810
url https://hdl.handle.net/1884/35810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/1/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/2/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35810/3/R%20-%20D%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 937a0f540826d108c9c13fc093efc96c
f7736714d8e779fd8608109c8167bd87
2b52184e00d4f8d54477f372d2cef1e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860239810625536