Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stroparo, Eliane Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58233
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
id UFPR_e667695e575821cc03b0a35b36068c89
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58233
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Stroparo, Eliane MariaMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T19:36:20Z2019-05-28T19:36:20Z2018https://hdl.handle.net/1884/58233Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2018Inclui referências: p. 265-286Resumo: Esta tese avalia a trajetória das bibliotecas universitárias federais brasileiras no que se refere à política de inclusão e à prática nos processos avaliativos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP e seus indicadores de acessibilidade, alicerçada no direito à educação e amparada na justiça social. A abordagem na pesquisa de natureza qualitativa, numa perspectiva crítica, descritiva, baseou-se na análise documental de legislações, declarações, acordos internacionais, políticas públicas e diretrizes referentes à inclusão, voltados para a dimensão biblioteca. Determinou-se como informantes para a pesquisa de campo 25 (vinte e cinco) coordenadores dos Sistemas de Bibliotecas das universidades federais brasileiras, e 31 (trinta e um) avaliadores do INEP, de modo a obterem-se os dados, coletados por meio de questionário on-line, sobre as bibliotecas e o processo avaliativo no contexto da inclusão. Constituíram-se também como informantes, através de entrevista, a Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES), e a Coordenadoria Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, do INEP. Analisaram-se os dados, os quais apresentaram-se em quadros/gráficos, e fundamentados na análise de conteúdo, resultaram nas categorias: concepção acerca da política de inclusão nas bibliotecas universitárias; acessibilidade física; acessibilidade informacional; acessibilidade nos serviços; acessibilidade atitudinal; avaliação do INEP e política institucional inclusiva. As considerações quanto aos avanços, fragilidades e inadequações de acessibilidade/inclusão, e avaliação nas bibliotecas universitárias fundamentaram-se tanto na análise dos critérios adotados quanto nos comentários dos respondentes, sendo que a finalização do estudo aponta para a necessidade de efetivação de uma Política Institucional Inclusiva como forma de fortalecer os Sistemas de Bibliotecas das universidades federais brasileiras, de modo a eliminar barreiras e garantir oportunidades a todos. Palavras-chave: Políticas inclusivas. Biblioteca universitária - Avaliação. AcessibilidadeAbstract: This thesis assesses the trajectory of the Brazilian Federal University libraries towards the policy and practice in the appraisal processes performed by the National Institute of Education Studies and Research Anício Teixeira INEP and its indicators of accessibility, based on the right to education and susteined by social justice. The research had a qualitative approach, with a critical and descriptive perspective. The documentary assay was based on legislation, declarations, international accordance, public policies and inclusion guidelines, aimed at the library dimension. Regarding the assay 25 (twenty-five) Libraries Systems coordinators of the Brazilian Federal Universities and 31 (thirty-one) INEP evaluators were chosen to acquire the data about the libraries and the evaluation method concerning the context of inclusion. The Board of Higher Education Evaluation (DAES) and General Coordination of Undergraduate Courses Evaluation and Institutions of Higher Education, INEP also collaborated for the research through interviews. The analyzed data were presented in frames and graphs and expounded through fundamental content analysis, resulting in the following categories: conception upon university libraries policy of inclusion; physical accessibility; information accessibility; services accessibility; behavioral accessibility; evaluation of INEP and inclusive institutional policy. Considerations concerning the improvement, weaknesses and inadequacies of accessibility / inclusion and assessment in university libraries were based both on the analysis of the adopted criteria and the comments of the interviewed, and its conclusion indicates the necessity to implement an Inclusive Institutional Policy as a way to strengthen the Library Systems of the Brazilian Federal Universities, thereby eliminating barriers and assuring opportunities for all. Key words: Inclusive policies. University library. Accessibility. Evaluation.329 p. : il. (algumas color.).application/pdfBibliotecas universitáriasEducaçãoAcessibilidade - AvaliaçãoPoliticas públicasPolíticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELIANE MARIA STROPARO.pdfapplication/pdf4566701https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58233/1/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf6d044f9f5dfe0fe7ff7412bc5b3f5a0aMD51open access1884/582332019-05-28 16:36:20.773open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T19:36:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
title Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
spellingShingle Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
Stroparo, Eliane Maria
Bibliotecas universitárias
Educação
Acessibilidade - Avaliação
Politicas públicas
title_short Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
title_full Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
title_fullStr Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
title_sort Políticas públicas de inclusão e indicadores de acessibilidade para estudantes com deficiência : uma análise nas bibliotecas universitárias
author Stroparo, Eliane Maria
author_facet Stroparo, Eliane Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Stroparo, Eliane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas universitárias
Educação
Acessibilidade - Avaliação
Politicas públicas
topic Bibliotecas universitárias
Educação
Acessibilidade - Avaliação
Politicas públicas
description Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T19:36:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T19:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58233
url https://hdl.handle.net/1884/58233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 329 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58233/1/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20MARIA%20STROPARO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d044f9f5dfe0fe7ff7412bc5b3f5a0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860329017180160