Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avansini, Stefany Joyce Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79814
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_06d996ada585a80164da04ce0c8d9bd8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79814
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Avansini, Stefany Joyce Ferreira2022-12-13T13:26:37Z2022-12-13T13:26:37Z2022https://hdl.handle.net/1884/79814Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 25/08/2022Inclui referências: p. 101-108Resumo: No âmbito da pesquisa em ensino de Ciências, muito tem se falado a respeito do uso da argumentação como um instrumento para o processo de alfabetização científica, pois, além de ser uma abordagem profícua para a aprendizagem, essa atividade discursiva é extremamente relevante quando considerarmos as práticas epistêmicas, tão evidentes na produção de conhecimento científico. O presente estudo possui como objetivo geral, conhecer o percurso da construção argumentativa em textos produzidos por estudantes dos anos iniciais em aulas de ciências e foi realizado, a partir da implementação de uma sequência didática investigativa em turmas do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Curitiba. Esta sequência foi planejada conforme o Currículo proposto pela Rede Municipal de Educação de Curitiba, uma vez que a argumentação é elemento constituinte do Currículo de Ciências da Natureza bem como de Língua Portuguesa. O referencial teórico utilizado para este estudo foi construído a partir de trabalhos voltados principalmente para a argumentação no ensino de Ciências, como Erduran (2004), Sasseron (2015), Scarpa (2015), Motokane (2015), Lira e Teixeira (2011), Kuhn (2010), Jiménez-Aleixandre (2000) e para a escrita argumentativa, Santa-Clara e Leitão (2011), Leitão (2007). O corpus do presente trabalho é advindo de textos produzidos pelos estudantes, durante as aulas. Para a análise dos textos, foram utilizados alguns pressupostos da Análise de Discurso de linha francesa e o layout de Toulmin (2006) articulados às etapas da Teoria Pragmadialética proposta por van Eemeren e Grootendorst (2004). Por meio da análise dos textos, percebeu-se a elaboração de justificativas, bem como uma forte relação entre a argumentação escrita e o letramento científico.Abstract: On the field of Science education research, much has been said about using argumentation as a tool for the process of scientific literacy, as well as being a fruitful approach to learning, this discursive activity is extremely relevant when we consider epistemic practices, so evident to produce scientific knowledge. The aim of this study is to know the way towards argumentative construction in texts written by students from primary school in Science classes from applying a didactic sequence in the 3rd grade of a public school in Curitiba. This didactic sequence was based on the Curriculum Proposal of the Curitiba Municipal Education Network as the argumentation is a constituent element. The theoretical framework was elaborated from similar studies aimed mainly at argumentation in Science education perspectives, taking authors such as Erduran (2004), Sasseron (2015), Scarpa (2015), Motokane (2015), Lira;Teixeira (2011), Kuhn (2010), Jiménez-Aleixandre (2000), and also in argumentative writing represented by Santa-Clara;Leitão (2011), Leitão (2007). The corpus of the study results from textual production, writted by students on the application of didactic sequence. In order to do the analisys of the chosen texts, it was adopted the concepts of Discouse Analysis, Toulmin's argument structure (2006), articulated to the Pragma-dialectics theory steps, from Eemeren e Grootendorst (2004). Through the analysis of texts, it is possible to notice the elaboration of justifications, as well a strong link between argumentation and scientific literacy on the students texts.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências (Ensino fundamental)LetramentoAnálise do discursoTextos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - STEFANY JOYCE FERREIRA AVANSINI.pdfapplication/pdf5967477https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79814/1/R%20-%20D%20-%20STEFANY%20JOYCE%20FERREIRA%20AVANSINI.pdfecdba4a4d0286e700b38941a2448ea23MD51open access1884/798142022-12-13 10:26:37.082open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79814Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T13:26:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
title Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
spellingShingle Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
Avansini, Stefany Joyce Ferreira
Ciências (Ensino fundamental)
Letramento
Análise do discurso
title_short Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
title_full Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
title_fullStr Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
title_full_unstemmed Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
title_sort Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
author Avansini, Stefany Joyce Ferreira
author_facet Avansini, Stefany Joyce Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Avansini, Stefany Joyce Ferreira
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Letramento
Análise do discurso
topic Ciências (Ensino fundamental)
Letramento
Análise do discurso
description Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T13:26:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T13:26:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79814
url https://hdl.handle.net/1884/79814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79814/1/R%20-%20D%20-%20STEFANY%20JOYCE%20FERREIRA%20AVANSINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecdba4a4d0286e700b38941a2448ea23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860242288410624