Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerent, Luciana Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56831
Resumo: Orientadora: Profª Drª Karen Franklin
id UFPR_09e0541e43373b128ec8b15ee978f737
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56831
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gerent, Luciana CarolineFranklin, Karen, 1968-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio2022-01-18T12:16:13Z2022-01-18T12:16:13Z2018https://hdl.handle.net/1884/56831Orientadora: Profª Drª Karen FranklinMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.Inclui referências: p. 41-42Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, na atualidade, o corpo parece destituído do ambiente educacional, especialmente das disciplinas que estudam o humano. Este trabalho buscou resgatar as possibilidades de inserção do corpo como problema filosófico a partir de dois autores clássicos da Filosofia: Platão, com a teoria dos duplos e Michel Foucault, com sua visão dos corpos institucionalizados. Após estudos bibliográficos, foram produzidas propostas de sequências didáticas com a temática ‘corpo’ afim de incentivar e instrumentalizar os(as) professores(as) de Filosofia do Ensino Médio a inserirem essa categoria no planejamento curricular. Cada um dos dois pensadores escolhidos para compor essa proposta de ensino representam uma época distinta da Filosofia, ainda assim, ambos mantêm um posicionamento sobre os aspectos do corpo como parte indissociável dos exercícios espirituais e da filosofia como forma de vida. Destaca-se, portanto, a importância de debates que levem os(as) jovens a produzir questionamentos e reflexões sobre o corpo na tradição filosófica, mas sobretudo reconhecendo-se como sujeitos de corporeidade.1 arquivo (42 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - EducaçãoCorpo humano - FilosofiaFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANA CAROLINE GERENT.pdfapplication/pdf1243645https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56831/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20CAROLINE%20GERENT.pdfb1c6e550346003ef05ed18371a81e8c2MD51open access1884/568312022-01-18 09:16:13.192open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-18T12:16:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
title Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
spellingShingle Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
Gerent, Luciana Caroline
Filosofia - Educação
Corpo humano - Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
title_short Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
title_full Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
title_fullStr Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
title_full_unstemmed Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
title_sort Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
author Gerent, Luciana Caroline
author_facet Gerent, Luciana Caroline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerent, Luciana Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Educação
Corpo humano - Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
topic Filosofia - Educação
Corpo humano - Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
description Orientadora: Profª Drª Karen Franklin
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-18T12:16:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-18T12:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56831
url https://hdl.handle.net/1884/56831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (42 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56831/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20CAROLINE%20GERENT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1c6e550346003ef05ed18371a81e8c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898807764582400