Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56831 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Karen Franklin |
id |
UFPR_09e0541e43373b128ec8b15ee978f737 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56831 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gerent, Luciana CarolineFranklin, Karen, 1968-Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio2022-01-18T12:16:13Z2022-01-18T12:16:13Z2018https://hdl.handle.net/1884/56831Orientadora: Profª Drª Karen FranklinMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.Inclui referências: p. 41-42Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, na atualidade, o corpo parece destituído do ambiente educacional, especialmente das disciplinas que estudam o humano. Este trabalho buscou resgatar as possibilidades de inserção do corpo como problema filosófico a partir de dois autores clássicos da Filosofia: Platão, com a teoria dos duplos e Michel Foucault, com sua visão dos corpos institucionalizados. Após estudos bibliográficos, foram produzidas propostas de sequências didáticas com a temática ‘corpo’ afim de incentivar e instrumentalizar os(as) professores(as) de Filosofia do Ensino Médio a inserirem essa categoria no planejamento curricular. Cada um dos dois pensadores escolhidos para compor essa proposta de ensino representam uma época distinta da Filosofia, ainda assim, ambos mantêm um posicionamento sobre os aspectos do corpo como parte indissociável dos exercícios espirituais e da filosofia como forma de vida. Destaca-se, portanto, a importância de debates que levem os(as) jovens a produzir questionamentos e reflexões sobre o corpo na tradição filosófica, mas sobretudo reconhecendo-se como sujeitos de corporeidade.1 arquivo (42 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - EducaçãoCorpo humano - FilosofiaFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANA CAROLINE GERENT.pdfapplication/pdf1243645https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56831/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20CAROLINE%20GERENT.pdfb1c6e550346003ef05ed18371a81e8c2MD51open access1884/568312022-01-18 09:16:13.192open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-18T12:16:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
title |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
spellingShingle |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio Gerent, Luciana Caroline Filosofia - Educação Corpo humano - Filosofia Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
title_short |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
title_full |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
title_fullStr |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
title_sort |
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio |
author |
Gerent, Luciana Caroline |
author_facet |
Gerent, Luciana Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Franklin, Karen, 1968- Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerent, Luciana Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Educação Corpo humano - Filosofia Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
topic |
Filosofia - Educação Corpo humano - Filosofia Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
description |
Orientadora: Profª Drª Karen Franklin |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-18T12:16:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-18T12:16:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56831 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (42 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56831/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20CAROLINE%20GERENT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1c6e550346003ef05ed18371a81e8c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898807764582400 |