As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balotin, Felipe, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67650
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo
id UFPR_0a0897d972c0cab6994a70a76b5d55e9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67650
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Balotin, Felipe, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-2020-10-27T21:31:05Z2020-10-27T21:31:05Z2020https://hdl.handle.net/1884/67650Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del OlmoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 10/03/2020Inclui referências: p.100-104Resumo: A fim de contribuir com a análise relativa à presença da intercompreensão (ou de conceitos a ela relacionados) em materiais didáticos de francês língua estrangeira (FLE), buscou-se estudar os principais elementos relacionados ao ensino de FLE (desde o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas até as provas de proficiência de língua francesa), bem como de conceitos de intercompreensão entre línguas próximas, com o objetivo de identificar sua presença ou ausência em cinco materiais didáticos de FLE. Especificamente, buscou-se observar a presença destes elementos nas duas primeiras páginas de apresentação do passé composé, tempo verbal do pretérito no francês, por considerá-lo emblemático da proximidade e distanciamento com relação à forma e ao uso entre idiomas vizinhos (como o espanhol e o português, bem como o inglês). Assim, este trabalho tem como objetivo contribuir com a percepção da possível relevância de conceitos como "biografia linguística", "continuum linguístico" e "línguas de referência" (entre outros) e a subsequente instrumentalização de ferramentas da intercompreensão entre línguas próximas em cursos de idioma. Palavras-chave: Intercompreensão entre línguas próximas. Ensino de francês como língua estrangeira (FLE). Análise de materiais didáticos. Ensino do passé composé (PC).Abstract: Aiming at contributing to the analysis of the presence of intercomprehension (or concepts associated to it) in textbooks for teaching French as a foreign language (FLE), the most important elements associated to the teaching of FLE were analyzed (from the Common European Framework of Reference for Languages to French language proficiency exams), as well as the notions of intercomprehension between close languages, in order to identify their presence or absence in five textbooks for French as a foreign language. More precisely, it has been studied the presence of these elements in the first two pages in which the passé composé, past tense in French, is presented, for being emblematic of the proximity and distance in form and usage between neighbor languages (such as Spanish and Portuguese, as well as English). Thus, this work aims at contributing to the perception of the relevance of concepts such as "language biography", "linguistic continuum" and "languages of reference" (among others) and the subsequent instrumentalization of tools of intercomprehension between neighbor languages in language classes. Keywords: Intercomprehension between neighbor languages. Teaching French as a foreign language (FLE). Analysis of textbooks. Teaching of the passé composé (PC).115 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua francesa - GramáticaMaterial didáticoLíngua estrangeira - Estudo e ensinoLíngua francesa - VerbosLetrasAs ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE BALOTIN PINTO.pdfapplication/pdf6329350https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67650/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20BALOTIN%20PINTO.pdf3ed9bb197a866bef3fa36162b730ec35MD51open access1884/676502020-10-27 18:31:05.234open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T21:31:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
title As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
spellingShingle As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
Balotin, Felipe, 1991-
Lingua francesa - Gramática
Material didático
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Língua francesa - Verbos
Letras
title_short As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
title_full As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
title_fullStr As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
title_full_unstemmed As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
title_sort As ferramentas da intercompreensão e o ensino do passé composé em cinco materiais de FLE
author Balotin, Felipe, 1991-
author_facet Balotin, Felipe, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Balotin, Felipe, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
contributor_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua francesa - Gramática
Material didático
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Língua francesa - Verbos
Letras
topic Lingua francesa - Gramática
Material didático
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Língua francesa - Verbos
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T21:31:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T21:31:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67650
url https://hdl.handle.net/1884/67650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67650/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20BALOTIN%20PINTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ed9bb197a866bef3fa36162b730ec35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860801220313088