Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/17189 |
Resumo: | Orientadora: Sandra R.Kirchner Guimaraes |
id |
UFPR_0a2500335caf8d2e4c1f9077c0d82fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/17189 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barbosa, Viviane do RocioGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-17T18:38:56Z2020-08-17T18:38:56Z2008https://hdl.handle.net/1884/17189Orientadora: Sandra R.Kirchner GuimaraesInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2008Inclui bibliografiaResumo: Retrata as comparações entre discurso e prática pedagógica alfabetizadora e verifica possíveis convergências e divergências que resultam da análise dos encaminhamentos metodológicos utilizados e da fundamentação teórica proferida. Os participantes são cinco professoras alfabetizadoras, atuantes no 2º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, divididas em dois grupos: duas com menos de cinco anos de atuação na alfabetização e três com mais de cinco anos de experiência nesta área. Utiliza oito dias de observação em sala e entrevistas individuais. Após análise qualitativa dos dados, indica pontos de convergência e divergência entre discurso e prática identificados no estudo. Evidencia que mesmo com o diferente tempo de experiência das participantes existe carência de conteúdo no que diz respeito ao objeto de conhecimento - a escrita, bem como na parte metodológica. Demonstra que os professores participantes dizem ter por objetivos formar leitores e escritores ativos e críticos, porém a prática desenvolvida em sala pouco favorece isso. Aponta que as práticas evidenciam mais o desenvolvimento das habilidades fonológicas, que as lexicais, semânticas, sintáticas e pragmáticas. Identifica que o trabalho com o nome das letras é desenvolvido por todas as cinco participantes. Confirma que há divergências entre discurso e prática, porém indica a necessidade de um estudo mais aprofundado e específico sobre os conteúdos curriculares que compõem a grade da formação inicial de professores que atuarão na alfabetização, bem como a importância de se proporcionar formação continuada voltada para questões de conteúdo da língua, além de aspectos metodológicos diferenciados.Abstract: Portrays the comparisons between speech and the actual performing of writing and reading teaching, and checks possible convergences and divergences that result from the analysis of the methodological directions used and of the expressed theoretical grounds. The participants are five female writing and reading teachers, practicing in the 2nd year of the City of Curitiba's Teaching Net of Basic Teaching, divided in two groups: two of them with less than five years of experience in writing and reading teaching, and three with more than five years of experience in that same area. It uses eight days of observation in the classroom and one-on-one interviews. After qualitative analysis of the given information, it pinpoints issues of convergence and divergence between speech and practice identified in the study. It shows up that even with the participants' different amount of experience there is a lack of content as to what concerns the knowledge object - the writing, and in the methodology as well. It exposes that the teachers participating claim to have as their goals to graduate active and critical writers and readers, however the actual behavior in the classroom favors that but a little. It points out that the practices reveal rather the development of phonological skills, than the lexical, semantic, syntactic and pragmatic ones. It identifies that the work done with the name of the letters is developed by all five participants. It confirms that there are divergences between speech and reality, however it indicates there is a need for a deeper and specific study on the curricular contents that make up the schedule for the initial education of the teachers who will practice in the writing and reading teaching, as well as the importance of providing a follow-up for their education on linguistic issues, and, in addition to that, differentiated methodological aspects.viii, 234 f.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores alfabetizadores - FormaçãoAlfabetizaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoEstudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO versão final.pdfapplication/pdf902667https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf4481033a9225268638cd598ee3a82970MD51open accessTEXTDISSERTAÇÃO versão final.pdf.txtExtracted Texttext/plain432782https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txtd3e1ef0b977099e54e2fccde01fe971fMD52open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpgcb055e0d6e7253af89bc870a9d54f8f5MD53open access1884/171892020-08-17 15:38:56.118open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/17189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-17T18:38:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
title |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
spellingShingle |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores Barbosa, Viviane do Rocio Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
title_full |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
title_fullStr |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
title_sort |
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores |
author |
Barbosa, Viviane do Rocio |
author_facet |
Barbosa, Viviane do Rocio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Viviane do Rocio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização Dissertações - Educação Educação |
topic |
Professores alfabetizadores - Formação Alfabetização Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Sandra R.Kirchner Guimaraes |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-17T18:38:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-17T18:38:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/17189 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/17189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 234 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17189/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4481033a9225268638cd598ee3a82970 d3e1ef0b977099e54e2fccde01fe971f cb055e0d6e7253af89bc870a9d54f8f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860771984965632 |