As múltiplas determinações na formação de professoras alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89695 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Universidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Maria Aparecida Lapa dePelandre, Nilcea Lemos2012-10-23T01:41:21Z2012-10-23T01:41:21Z20072007247331http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89695Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA presente pesquisa teve como principal objetivo identificar e analisar fatores que condicionam, impactam e intervêm nas escolhas teórico-metodológicas nas práticas de professoras alfabetizadoras. Com esse intento, desenvolveu-se pesquisa de campo de caráter etnográfico com três professoras, duas de um Município do Norte de Santa Catarina/Brasil e uma do Porto/Portugal. O plano de investigação utilizado caracterizou-se como um estudo de caso múltiplo, desenvolvido a partir de observações no contexto dos espaços de alfabetização e de entrevistas com os sujeitos envolvidos. Partiu-se da tese de que a formação inicial e contínua das professoras alfabetizadoras só pode ser compreendida em profundidade se desvelarmos as múltiplas determinações que condicionam, impactam e intervêm nas suas escolhas teórico-metodológicas, considerando-se que tais escolhas se vinculam particularmente ao contexto histórico e social no qual sua formação está inserida. Entre as principais referências teóricas de apoio estão Nóvoa (2002), Correia; Matos (2001), Contreras (2002), Frago (1993), Leite (2001), Soares (2004) e Mortatti (2000; 2004). A análise dos dados deu-se a partir da organização do trabalho em três eixos temáticos: a formação das professoras, a organização das escolas e os processos de alfabetização que desencadearam as categorias de análise: os processos de formação (formalizados e não-formalizados), contexto socioeconômico e cultural, organização do trabalho docente, rituais da cultura das escolas e concepções de alfabetização (organização dos espaços de alfabetização e sistematização teórico-metodológica da linguagem escrita). Os resultados da pesquisa corroboraram a tese de que discutir formação de professoras alfabetizadoras na atualidade exige-nos considerar a constituição multifacetada da profissionalidade docente; as formas de organização das instituições escolares; aspectos históricos do fenômeno alfabetização em suas variadas acepções e as políticas públicas para a educação demandadas por organismos internacionais e com forte influência sobre a ação docente. Concluiu-se que a formação de professores, vista como um fenômeno social, é extremamente complexa, exigindo um olhar profundo para questões de várias ordens que envolvem dimensões diversas: processos de conhecimento, peculiaridades culturais, aspectos históricos, políticos e econômicos.porFlorianópolis, SCEducaçãoProfessores -FormaçãoAlfabetizadores -TreinamentoAlfabetizaçãoAs múltiplas determinações na formação de professoras alfabetizadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL247331.pdfapplication/pdf1554814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89695/1/247331.pdff45ceaa3b9bb21d3a5642d2c70cd8beeMD51TEXT247331.pdf.txt247331.pdf.txtExtracted Texttext/plain722849https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89695/2/247331.pdf.txtc4fb605e9420c1e70020ec7c7fe84176MD52THUMBNAIL247331.pdf.jpg247331.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89695/3/247331.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/896952013-05-04 02:03:41.317oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:03:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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